Gestão e liderança para empreender em tempos de crise: o que é preciso?

gestão e liderança empreender em tempos de crise

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já deve ter escutado aquela frase batida: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”, apesar de ser uma visão interessante, sabemos que manter firme uma gestão e liderança e empreender em tempos de crise não é algo tão simples, não é mesmo?

Fazer um negócio prosperar no meio de uma crise é algo que vai demandar muito trabalho, estratégia e um pensamento analítico e pragmático, só assim será possível tomar as decisões certas no momento mais adequado.

Quais os principais desafios do empreendedor em tempos de crise?

Antes de vermos algumas dicas de gestão e liderança para empreender em tempos de crise, primeiro é preciso entender os principais empecilhos para isso. Só com todas as cartas na mesa é que você deverá fazer uma jogada.

Essa análise geral é vital para lidar com imprevisto, afinal, por mais que o consumo não pare, ele costuma diminuir bastante durante as crises, o que aumenta a concorrência, afinal, o consumidor precisa estabelecer prioridades.

Tendo isso em mente, a não ser que sua empresa trabalhe com itens considerados “essenciais” o normal é ter uma queda nas vendas, por isso, é preciso estar preparado para essa queda no faturamento.

Outro desafio é em relação aos investimentos, todo mundo quer investir na baixa e passar na frente de todos, não é mesmo? Porém é preciso ter cautela, tempos de crise demanda cautela nos gastos como veremos mais a seguir.

Ver mais: 5 Melhores Ideias Para Empreender Em 2022/23 E Ter Sucesso

7 dicas de gestão e liderança para empreender em tempos de crise

Fazer uma empresa passar por um momento de crise sem grande perdas já é algo desafiador, no entanto é possível ir além e usar esse momento para crescer, para isso, veja essas dicas de gestão e liderança para empreender em tempos de crise:

  • Faça o possível para manter dinheiro em caixa;
  • Planeja cortes e adie premiações com antecedência;
  • Renegocie sua dívidas ativas;
  • Volte suas atenções para o que te dá retorno;
  • Pause produtos ou serviços que ainda não dão lucro;
  • Otimize seu capital de giro;
  • Mantenha uma liderança firme e inspiradora.

Faça o possível para manter dinheiro em caixa

Quanto menor for o fluxo de dinheiro nesse momento de crise, mais preparada a sua empresa estará para segurar a baixa nas vendas e dar resposta com ações certeiras em momentos decisivos.

Para isso será necessário renegociar alguns prazos de pagamentos de impostos e de fornecedores, dessa forma você mantém um caixa para manter a empresa funcionando até passar pela crise.

Ver também: Manual Do Empreendedor: Guia Completo Para Quem Busca O Sucesso

Planeja cortes e adie premiações com antecedência

Aqui é preciso ter em mente duas coisas: os cortes são uma das decisões mais importantes e difíceis de gestão e liderança para quem quer empreender em tempos de crise, eles precisam ser pensados, analisados e principalmente antecipados.

Não dá para pedir para seus funcionários abrirem mão de uma bonificação justamente no momento em que a crise chega, porque ela também os atinge, por isso você deve se antecipar para adiar essas premiações e reconhecer quem passar pela turbulência com você.

Renegocie sua dívidas ativas

Toda e qualquer dívida que possa vir a te onerar dividendos altos deve ser renegociada nesse momento. Isso será fundamental para que você consiga prazos melhores, mas principalmente para que os fornecedores não te deixem na mão nesse momento.

Dessa forma, você consegue um alívio no caixa e consegue manter por mais tempo seu negócio funcionando até que as coisas melhorem.

Volte suas atenções para o que te dá retorno

Quem pensa em gestão e liderança para empreender em momentos de crise precisa ter em mente uma palavra: prioridades! Por isso, o foco deve ser no ROI (retorno sobre investimento).

É claro que uma crise significa cortar alguns gastos, mas se uma campanha de marketing te dá um retorno real, por exemplo, mantenha e corte outros pontos com menos potencial.

Veja também: Empreendedorismo Feminino: Quais Os Desafios Das Mulheres E Como Encontrar Seu Espaço

Pause produtos ou serviços que ainda não dão lucro

É comum em alguns segmentos que produtos e serviços sejam lançados e só depois de um tempo passem a chamar a atenção do público. Esse processo de “maturação” faz parte do processo, mas em tempos de crises tem que ser interrompido.

Isso acontece porque, em determinados casos, a prioridade deve a de manter a empresa de pé, por isso não faz sentido investir em algo a médio e longo prazo se você não tem essa perspectiva agora.

Otimize seu capital de giro

Essa deveria ser uma regra aplicada sempre, mas em tempos de crise otimizar o capital de giro é uma obrigação. Isso significa basicamente manter a rédea curta todas as entradas, saídas e movimentações das contas da empresa.

Não dá para ter gastos desnecessários por falta de controle das suas finanças, em momentos de crise isso pode fazer sua empresa entrar em dívidas e acabar perdendo o rumo ao invés de sobreviver e crescer. 

Mantenha uma liderança firme e inspiradora

Por fim, uma das dicas mais valiosas é manter a cabeça de pé, ser persistente e acreditar no que está sendo feito, afinal se a sua liderança não inspirar confiança em um momento de instabilidade, seus colaboradores vão sentir e tendem a vacilar.

Veja bem, não se trata de negar a realidade e fingir que está tudo bem, pelo contrário, é preciso ser realista, mas é essencial manter o entusiasmo, se planejar, ser transparente sobre o que será feito, organizar e gerir sua equipe como um líder de verdade.

E aí, gostou das dicas de gestão e liderança para empreender em tempos de crise? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais sobre empreendedorismo acessando os nossos artigos sobre como empreender online, como empreender em casa e como declarar imposto de renda sendo MEI.


Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais