Se você tem uma empresa, sabe que é preciso muito mais do que bons produtos e preços competitivos para atrair compradores, não é mesmo? Se os clientes não conhecem a marca, dificilmente você conseguirá fazer uma venda. Por isso, ao criar um negócio, é fundamental que você considere as várias opções para atrair compradores até a sua empresa. Como fazer isso? Confira a seguir como começar no marketing digital.
Quais os conceitos básicos do marketing digital?
Antes de vermos como começar no marketing digital, é preciso fazer uma introdução rápida para que você domine alguns dos conceitos mais importantes do setor.
Persona
A persona é uma representação fictícia do perfil de cliente ideal do seu negócio.
Para criar a persona, reúna diversas informações como:
- dados demográficos,
- informações comportamentais, entre elas, gostos, dores, sonhos;
- interesses;
- estilo de vida e mais.
Entenda tudo sobre como criar uma persona, assistindo ao vídeo abaixo.
Leads
Leads são consumidores em potencial que se transformaram em contatos. No geral, chamamos de leads aquelas pessoas que tiveram contato com sua marca e demonstraram algum interesse no que ela tem a dizer, a ponto de decidirem disponibilizar dados como nome, telefone, e-mail em troca de um conteúdo produzido por você.
Leia também: O Que São Leads E Como Trabalhá-los Para Vender Mais?
SEO
SEO é um conjunto de boas práticas que reúne uma série de técnicas que buscam ranquear melhor uma página nos motores de busca como Google.
É a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das formas de estabelecer contato com potenciais compradores, e pode ser usado em múltiplas plataformas, como redes sociais, blog e mais.
Ele busca atrair a atenção de clientes em potencial através da produção de conteúdo relevante, atraindo visitantes para o seu site e tentando gerar leads.
O formato mais conhecido é o blog, mas outros tipos são os canais no Youtube, Infográficos e até podcasts que são produzidos em cima de temas relevantes às suas personas.
Saiba mais: 5 Estratégias De Marketing Digital Que Você Precisa Conhecer
Inbound Marketing
Estratégia por trás do marketing de conteúdo, o Inbound tem como premissa básica a conversão por meio da atração do consumidor a partir da produção de conteúdo relevante, que seja capaz de envolver e se relacionar o lead até a sua conversão em venda.
O inbound marketing considera as múltiplas etapas da jornada de compra do cliente, que incluem:
- atração,
- conversão;
- venda;
- fidelização.
Leia também: Funil De Vendas Online: Saiba O Que É, Quais São As Etapas E 4 Estratégias Para Usar
E-mail marketing
Assim como o marketing de conteúdo, o e-mail marketing também faz parte de uma estratégia de inbound marketing.
O inbound usa o e-mail como uma forma de desenvolver um relacionamento com o lead, buscando a conversão em cliente, bem como sua fidelização.
Como começar no marketing digital?
Conhecidos quais são os principais termos de marketing digital, seguimos para a compreensão sobre como colocá-los em prática.
Agora que você já tem uma base de onde partir, vamos às instruções de como começar no marketing digital.
Separamos por ordem o que você tem que se preocupar para dar os primeiros passos. Veja a seguir.
Avalie a situação da sua empresa
Comece fazendo um diagnóstico do seu negócio. Avalie o funcionamento geral da sua empresa e busque entender:
- como tem sido o desempenho dela em cada canal de marketing que você já usa;
- quais os objetivos dela e se ela tem se aproximado ou se afastado de alcançá-los.
Além de olhar para dentro, também será importante observar o que os seus concorrentes têm feito.
Busque compreender em quais canais eles investem e o que tem dado certo para eles.
Comece com um planejamento estratégico
Em cima do que foi levantado a respeito da sua empresa, estabeleça objetivos a serem alcançados e defina metas de curto, médio e longo prazo.
Procure ser realista aqui e, se preciso, contrate um profissional para ajudar na elaboração deste documento, afinal ele será o norte de todas as suas ações de marketing.
Veja também: Funil De Vendas Online: Saiba O Que É, Quais São As Etapas E 4 Estratégias Para Usar
Invista tempo na criação das personas
É essencial saber com quem você está falando, isso irá ditar:
- o tom da fala;
- os tipos de abordagens;
- os canais utilizados para interagir com seus clientes em potencial.
Acompanhe os resultados e faça alterações pertinentes
Nenhum planejamento pode se dizer eficaz se você não acompanhar os resultados, por isso, estabeleça métricas para medir o desempenho de campanhas e acompanhe de perto esse indicadores.
Caso as estratégias se mostrem ineficazes ou eficientes, faça alterações e testes até chegar mais perto da melhor performance possível em cima do investimento aplicado.
Ver mais: 6 Dicas E 10 Estratégias De Marketing Para Empreendedores
Utilize ferramentas de automação
Lidar com várias campanhas em diversos canais ao mesmo tempo é um desafio de quem busca saber como começar no marketing digital, por isso, é importante avaliar a necessidade de adquirir ferramentas para otimizar seu trabalho.
As ferramentas de automação são ótimos caminhos para que você se torne automático, processos que teriam de ser feitos de maneira manual. CRM e software de automação de campanhas de e-mails e postagens em redes sociais são alguns bons exemplos.
Dica bônus
Uma outra forma de aprender como começar com o marketing e o que fazer para ter sucesso com a sua estratégia, é fazendo um curso que oferece um panorama bastante prático do processo.
O treinamento Inbound Marketing – O Marketing Que As Pessoas Buscam tem como foco ajudar a criar estratégias de atração de leads e é destinado a empreendedores que buscam soluções que vão fazer a comunicação e a abordagem com o cliente serem mais assertivas e personalizadas.
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