Como empreender online? 8 dicas essenciais para quem quer começar

como empreender online

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A vida de quem escolhe vender produtos em uma loja virtual tem seus desafios, muitos acabam desistindo por começar da maneira errada e conviver com problemas recorrentes. Contudo, é possível traçar um caminho mais fácil com as 9 dicas de como empreender online que separamos a seguir. 

Com elas qualquer empreendedor poderá dar os primeiros passos com mais segurança e chances de sucesso.

8 dicas de como empreender online que você precisa conhecer

Confira o checklist com 8 dicas de como empreender online:

  1. Encontre o nicho de mercado ideal para você
  2. Defina os produtos que serão vendidos
  3. Escolha o modelo de negócios da sua loja
  4. Crie um CNPJ para sua marca
  5. Selecione fornecedores de qualidade e confiáveis
  6. Escolha um plataforma de ecommerce
  7. Compre um domínio próprio
  8. Escolha boas opções de frete e meios de pagamento

Conheça cada uma delas, a seguir. 

#1 Encontre o nicho de mercado ideal para você

O primeiro passo de quem busca entender como empreender online é entender qual tipo de segmento e nicho de mercado você vai explorar. 

Essa decisão precisa ter dois filtros básicos: 

  • o potencial de vendas,
  • seu conhecimento a respeito do setor.

Encontre segmentos de produtos que estejam em alta e que apresentam certa estabilidade. Não aposte todas as fichas em algum movimento do mercado que pode ser passageiro.

Também é importante ter um certo conhecimento sobre o nicho de mercado em que vai atuar. Busque por nichos que estejam relacionados a áreas pelas quais você tem interesse. Estude e acompanhe as novidades da área.

Leia também: Chegou A Hora De Se Inspirar! Exemplos De Empreendedorismo No Brasil E No Mundo

#2 Defina os produtos que serão vendidos

Depois de escolher em qual nicho de mercado atuar, é o momento de selecionar os produtos que você pretende vender na sua loja. 

Aqui você precisa ficar atento ao movimento do mercado para identificar o que seus clientes estão buscando. Afinal, quais são as demandas que eles apresentam?

Ferramentas como Google Trends podem te ajudar. Não sabe ainda o que vender? Então confira o vídeo a seguir com nossas sugestões. 

#3 Escolha o modelo de negócios da sua loja

Uma decisão fundamental de quem busca entender o processo de como empreender online é escolher a forma de vender seus produtos. Os modelos mais comuns são:

Cada um deles possui suas particularidades e você pode usar mais de um modelo na sua loja virtual, no entanto procure conhecer bem cada um.

Para saber mais sobre a diferença entre e-commerce tradicional e dropshipping? Assista ao vídeo abaixo:

#4 Crie um CNPJ para sua marca

Fundamental para qualquer loja, o CNPJ funciona como o registro da sua empresa, para que ela possa atuar de forma legal, pagar impostos e emitir notas fiscais. 

É possível começar um negócio virtual como pessoa física, mas dificilmente vai valer a pena para você, porque os impostos tendem a ser mais altos e as limitações de crescimento são muitas. 

O mesmo raciocínio vale para o microempreendedor individual, também conhecido como MEI. No caso de optar por esse modelo de empresa, o limite de faturamento é reduzido e pode causar taxação alta se for ultrapassado. Por isso, os tipos de CNPJ mais indicados para quem vai abrir uma loja virtual são:

  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Empresa Individual (EI);
  • Microempresa (ME);
  • Microempresa Individual (MEI).

Para entender melhor como funcionam esses tipos de CNPJ, veja o vídeo abaixo:

#5 Selecione fornecedores de qualidade e confiáveis

Escolher bons fornecedores faz toda a diferença para ter acesso a produtos de qualidade, isso vai para todas as modalidades de negócio.

Entretanto, se optar por dropshipping, fique ainda mais atento. Nesses casos, como você não tem contato com o produto final, o ideal é que teste cada mercadoria, fazendo um pedido para você mesmo, antes de colocá-la à venda. 

Desta forma, você consegue saber a qualidade real e como será o processo de entrega do seu fornecedor.

#6 Escolha um plataforma de ecommerce

Após escolher o nicho de mercado, os produtos, o modelo de negócios, abrir um CNPJ e selecionar os seus fornecedores, o próximo passo será escolher a plataforma de e-commerce para hospedar seu site.

Caso você não tenha conhecimento de programação, o ideal é escolher uma opção que seja simples e intuitiva na hora de criar seu e-commerce. 

A Shopify e a NuvemShop possuem planos com bom custo benefício, além de oferecer uma loja de aplicativos facilmente integráveis ao site que desempenham várias funções interessantes na sua loja.

#7 Compre um domínio próprio

Ao escolher onde criar o seu site é importante comprar um domínio personalizado. Além de deixar a sua loja mais profissional, isso impede que concorrentes usem o mesmo nome que você, além de fortalecer o posicionamento e o SEO nas suas páginas.

Ter um domínio próprio também transmite mais confiança e credibilidade ao consumidor, além de ser mais fácil para ele memorizar o endereço.

#8 Escolha boas opções de frete e meios de pagamento

O passo final de como empreender online, antes de colocar sua loja no ar, será o de escolher opções de frete e meios de pagamento para oferecer aos seus clientes.

No caso dos meios de pagamento, vale a pena escolher um aplicativo que integre várias opções e também apostar em um app de checkout transparente, para dar mais segurança ao seu consumidor.

Já as opções de frete vai depender se você mesmo vai ficar responsável por esse processo, caso a resposta seja sim, tenha pelo menos uma parceria com a entrega dos Correios e de mais alguma transportadora parceira conhecida para fazer o processo funcionar.

Com essas dicas você já tem em mãos um poderoso guia de como empreender online. 

Além de reduzir as chances de erro, aumenta a possibilidade de sucesso. 

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais