Editor de vídeo para Youtube: 5 melhores opções do mercado

editor de video para youtube

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Produzir conteúdo em vídeo tem seus desafios, um dos maiores está na edição. Encontrar um bom editor de vídeo para Youtube é algo essencial para quem quer fazer seu canal dar certo, por isso trouxemos essa lista com as 5 melhores opções do mercado.

Top 5 editores de vídeo para Youtube mais completos atualmente

Uma função comum de quem trabalha ou vive de conteúdos audiovisuais, a edição é um processo um pouco mais complexo, especialmente, para quem não tem experiência. 

Entretanto, é possível tornar esse trabalho mais fácil fazendo a escolha certa quando for escolher o editor de vídeo para Youtube que você vai usar.

Antes de mais nada vale ressaltar que o nível de conhecimento da ferramenta vai depender da qualidade e sofisticação que seu conteúdo exige. 

Em casos de vídeos no estilo “vlog”, por exemplo, uma edição simples pode bastar, mas em outros casos não.

Por isso, o ideal é sempre escolher um editor de vídeo para Youtube, aprender a usá-lo e melhorar a qualidade do seu conteúdo conforme sua habilidade de edição aumenta. 

Pensando nisso, selecionamos 5 opções de editor de vídeo para Youtube:

1. Filmora9

2. Adobe Premiere Pro

3. Sony Vegas Pro

4. Final Cut Pro X

5. InVideo

1. Filmora9

Mais indicado para quem tem pouca experiência com qualquer editor de vídeo para Youtube, o Filmora9 tem como objetivo organizar a edição em etapas, tornando tudo mais simples e intuitivo.

O programa possui uma versão em português, um banco de efeitos de edição exclusivo e possui uma versão gratuita. Contudo, ele só exporta vídeos com a marca d’água. Outras funcionalidades interessantes são:

  • recortes diversos de vídeo; 
  • inserção de música; 
  • suporte para mais de 30 formatos de vídeo;
  • ferramenta para editar um vídeo e exportá-lo direto para o seu canal do YouTube.

2. Adobe Premiere Pro

Um dos programas mais famosos e usados no mundo, o Premiere é tão completo que muitos filmes e séries famosas são editadas nele. Por ser da família Adobe, ele pode ser usado em combinação com outros programas da marca como After Effects e Photoshop.

O programa, no entanto, não é indicado para quem está começando, mas é muito útil depois que você entende a mecânica de funcionamento, para isso existem vários cursos e tutoriais na internet. Os principais recursos são:

  • editor de vídeo;
  • efeitos de vídeo e áudio; 
  • efeitos de transições; 
  • possibilidade de inserir diferentes linhas de áudio e vídeo;
  • recursos refinados de edição de imagem e tratamento de áudio profissionais.

3. Sony Vegas Pro

Com interface semelhante ao Premiere, o Sony Vegas é considerado por muitos uma opção intermediária entre os editores mais simples e o programa da Adobe

O sistema conta com os mesmos recursos de edição da maioria dos programas, mas seu grande diferencial é que ele pode ser exportado para outros editores de vídeo, sendo ideal para projetos colaborativos.

4. Final Cut Pro X

Exclusivo para clientes da Apple, o Final Cut Pro X é um programa que só roda em computadores com sistema Mac. O programa é bem completo e, como quase tudo da marca, possui um ótimo desempenho.

Os principais recursos do programa são:

  • plugins;
  • efeitos pré-programados para causar determinado aspecto no produto final; 
  • possibilidade de operar até 99 faixas de áudio e vídeo; 
  • edição de alta qualidade em vídeos 4K.

5. InVideo

Por fim, o InVideo é uma solução para quem não tem muita afinidade com programas de edição e nem possui uma máquina capaz de rodar esse tipo de software com bom desempenho, isso porque ele é operado pelo navegador.

O InVideo conta com mais de 4.000 modelos prontos para uso e mesmo no plano gratuito é permitido a exportação de vídeos sem marca d’água, desde que sejam de qualidade inferior a 720p.

Os principais recursos são:

  • recurso para converter o artigo em vídeo;
  • facilidade para cortar, aparar, criar um composto, aplicar predefinições de marca, etc;
  • texto para fala automático; 
  • capacidade de adicionar suas próprias narrações.

Ver mais: Marketing Digital Para Iniciantes: Canais, Estratégicas, Cuidados E Mais!

4 dicas para fazer seu canal do Youtube decolar

Agora que você já tem algumas opções e escolher o editor de vídeo para Youtube que vai trabalhar, que tal algumas dicas para alavancar os resultados do seu canal? Veja alguns pontos que valem a pena ficar de olho.

Tome decisões embasadas

O Youtube possui no seu gerenciador uma aba de estatísticas que mostra tudo, desde a quantidade de visualizações até em que momento as pessoas abandonaram seu vídeo, toda essa informação precisa ser levada em conta na hora de produzir seu conteúdo.

Se você nota, por exemplo, que seus vídeos curtos têm melhor desempenho, não faz sentido investir tempo e dinheiro em conteúdos mais longos, se quando você fala de um assunto a audiência cai, não vale a pena voltar nele e por aí vai.

Veja também: O Que É O Instagram Analytics, Como Acessar E Porque Ele É Essencial Em Sua Estratégia?

Use legendas em seus vídeos

Uma ótima ferramenta de acessibilidade, a inclusão de legendas é uma ótima maneira ampliar o seu alcance para pessoas com deficiência auditiva ou mesmo para proporcionar que alguém veja seu conteúdo mesmo em um momento que não possa escutá-lo.

No próprio Youtube Studio existe a funcionalidade de gerar legendas automaticamente, no entanto elas podem ser falhas, neste caso você pode escrevê-las e inserir através de um dos editores de vídeo para Youtube.

Saiba mais: Estratégias De Marketing: 5 Táticas Para Bombar Os Resultados Da Sua Empresa

Aposte no Youtube Shorts

Uma das funcionalidades que vem revolucionando o Youtube, o Shorts é uma forma de potencializar seu alcance e pode ser feito rapidamente apenas pinçando um trecho de até 60 segundos de um dos seus vídeos.

Além de funcionar muito bem para quem está assistindo pelo celular, os Shorts ficam em destaque no seu canal e são ótimos para gerar curiosidade e possíveis novos seguidores.

Veja também: Chegou A Hora De Se Especializar: 5 Melhores Cursos De Edição De Vídeo

E aí, já sabe qual editor de vídeo para Youtube usar? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais