6 dicas e 10 estratégias de marketing para empreendedores

marketing para empreendedores

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Atrair a atenção do consumidor, levá-lo ao seu site e converter vendas é o desafio de quem compete no mercado de vendas online. Por isso, conhecer as dicas e estratégias de marketing para empreendedores é uma etapa essencial para quem está começando.

De 2020 para cá, a competitividade tornou-se mais alta do que nunca, foram quase 1,59 milhão de lojas registradas em 2021, o que reforça a necessidade da aplicação das estratégias de marketing para quem deseja competir e ser visto.

A seguir, organizamos uma lista com ações de marketing para empreendedores que desejam mais assertividade na busca por clientes. Confira e comece hoje mesmo a usá-las em sua estratégia.

Marketing para empreendedores: 6 dicas infalíveis

Impulsionar o marketing dentro de um negócio, independentemente do porte, demanda que decisões sejam tomadas, prioridades definidas e objetivos traçados, para fazer tudo isso funcionar é preciso fazer algumas escolhas importantes.

A seguir, organizamos uma lista de ações essenciais para um bom plano de marketing para empreendedores:

  1. Defina quem será o responsável pelo marketing
  2. Otimize as páginas do seu site
  3. Gere conteúdo relevante ao seu público
  4. Invista em tráfego pago
  5. Trabalhe bem as redes sociais
  6. Aprenda a escolher métricas e analisar os resultados

1. Defina quem será o responsável pelo marketing

O primeiro passo a respeito do marketing para empreendedores é definir quem irá executá-lo, se será algo desenvolvido internamente ou terceirizado. 

Não existe certo ou errado, mas as funções precisam ser delegadas.

Em alguns casos também é adotado um modelo híbrido onde a parte das ações ficam a cargo de uma agência de marketing digital e outra parte é feita internamente. 

2. Otimize as páginas do seu site

Se tem algo fundamental para qualquer empreendedor é buscar sempre as primeiras posições das pesquisas do Google, afinal boa parte dos cliques se limitam aos três primeiros resultados orgânicos de uma busca.

Por conta disso, é importante seguir boas práticas de SEO para otimizar suas páginas e, dessa forma, melhorar o ranqueamento delas nas pesquisas. 

O uso das palavras-chave escolhidas estrategicamente e links internos e externos são alguns dos caminhos para isso.

Para conhecer mais sobre o que é SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo, super completo sobre o assunto. 

3. Gere conteúdo relevante ao seu público

Outra boa dica de marketing para empreendedores é apostar em um conteúdo que seja relevante para sua persona, ou seja, para quem você quer vender. Para descobrir o que é um conteúdo de valor para seu cliente ideal, será necessário:

  • pesquisar sobre os gostos, necessidades e dores do seu público-alvo geral;
  • fazer testes com publicações pagas e orgânicas;
  • acompanhar seus concorrentes;
  • analisar os resultados e fazer ajustes pertinentes.

4. Invista em tráfego pago

Marcar presença na internet não é uma tarefa simples, a concorrência é grande e tudo fica mais complicado e demorado para quem está começando. 

Por isso, para alavancar os resultados é essencial investir em tráfego pago.

Fazer anúncios em plataformas como Facebook e Google é a forma que você tem de impactar o seu público-alvo, pagando para que sua propaganda seja exibida diretamente para quem te interessa.

Não sabe criar anúncios do Facebook Ads? Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

5. Trabalhe bem as redes sociais

As redes sociais são obrigatórias seja em um plano de marketing para iniciantes ou para profissionais experientes. 

Além de fazer publicações patrocinadas, é importante que você marque presença nas redes sociais de maneira orgânica, para isso será necessário:

  • manter uma coerência nos assuntos, 
  • definir uma identidade visual adequando a publicação às particularidades de cada rede.

Um dos principais erros dos empreendedores iniciantes é o de focar apenas em uma rede social, apesar de mais cômodo isso limita demais o potencial da sua marca nessas mídias.

Leia também: Como Criar Uma Página No Facebook: Passo A Passo

6. Aprenda a escolher métricas e analisar os resultados

De nada adianta planejar e executar ações de marketing se você não acompanhar os resultados. 

Definir as métricas que vão te mostrar o que deu certo e o que deu errado, é imprescindível para que você possa fazer os ajustes pertinentes e aumentar o retorno sobre investimento (ROI) das ações. 

Não é simples descobrir que tipo de métricas são mais ou menos relevantes ao seu negócio, tudo vai depender de alguns fatores que vão desde o segmento da sua empresa até os comportamentos dos seus clientes, mas para chegar lá primeiro é necessário testar e monitorar as ações de perto.

10 estratégias de marketing para empreendedores

Agora que você viu algumas dicas de marketing para empreendedores, já é possível dar o pontapé inicial em suas ações, mas que tipos de estratégias utilizar? 

Separamos 10 opções que valem a pena serem incluídas no seu planejamento:

  1. redes sociais, 
  2. anúncios pagos, 
  3. marketing de conteúdo, 
  4. SEO, 
  5. e-mail marketing, 
  6. SMS, 
  7. link building, 
  8. Inbound Marketing, 
  9. remarketing, 
  10. guest post

E aí, gostou das dicas e estratégias de marketing para empreendedores? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.


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