Pixel do Facebook: o que é, como funciona, quais as vantagens e como usá-lo

pixel facebook

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com tanta concorrência e tecnologia disponível, é impensável trabalhar sua estratégia de marketing apenas em tentativa e erro, não é mesmo? Uma das formas de conhecer mais o público que acessa as suas páginas e atraí-lo é usando o Pixel do Facebook.

A ferramenta é disponibilizada de forma gratuita pelo Facebook e tem uma grande capacidade analítica, sendo fundamental para o mix de marketing perfeito. 

Entender como usá-la é essencial para fazer anúncios mais assertivos e aumentar suas conversões. Antes disso, entretanto, você precisa ter uma conta profissional na rede social. Se ainda não tem, acesse nosso artigo, Como Criar Uma Página No Facebook: Passo A Passo”. 

O que é o Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que permite a você mensurar e medir a efetividade de seus anúncios, além de permitir que você aprimore suas campanhas, através dos dados e informações fornecidos pela plataforma. 

Na prática, o Pixel é um código que deve ser instalado no seu site para que possa operar como um rastreador, catalogando todas as informações possíveis sobre o tráfego da sua empresa.

Quando o pixel está instalado em um site, ele acompanha quem acessa a plataforma, desde o momento em que ele entra no site até a conversão. 

Além disso, é capaz de te dar informações sobre o seu canal de origem, ou seja, por onde ele chegou até você.

Todo esse mapeamento traz métricas essenciais para entender o comportamento e as vontades do seu público e, com isso, vai ajudar você a tomar decisões mais assertivas nas suas próximas campanhas.

Quais as principais vantagens de se usar o pixel do Facebook?

Agora que você já entendeu o que é Pixel do Facebook, vamos aos benefícios que ele traz para uma empresa.

Mais precisão nos anúncios

Como já destacamos, com o pixel instalado, você consegue ter acesso a mais dados sobre quem visita o seu site e pode usar essas informações em anúncios futuros.

A ferramenta identifica toda a movimentação do cliente e permite que você use isso a seu favor nos próximos anúncios.

Imagina que o pixel mostre que 1.000 pessoas visitaram o mesmo produto nos últimos 7 dias e não compraram; isso seria um grande indicativo de interesse. 

Com o pixel essas pessoas viram um público bem segmentado para um anúncio de conversão bem direcionado, que atingirá quem está pesquisando sobre a mercadoria.

Veja também: Marketing Digital Para Iniciantes: Canais, Estratégicas, Cuidados E Mais!

Aumenta as conversões

Por falar em conversão, o pixel é uma ferramenta analítica que permite saber mais o que o seu público faz e quer, não baseado em achismo, mas em dados!

Pense em uma propaganda na TV, você não sabe quem viu, quanto tempo viu, de qual canal ela veio, qual a idade entre outros. O pixel te oferece tudo isso, desta forma você sabe quem está atingindo e quem tem interesse de fato no que você vende.

Usar o pixel irá te proporcionar o acesso a dados que irão de dar um norte para criar anúncios mais atraentes e oferecê-los no momento certo, tudo isso faz com que as chances de conversão sejam muito maiores.

Ter fornece métricas relevantes

Todo o propósito do pixel é esse, no final trata-se de uma ferramenta de inteligência.

Se a internet fosse um campo de guerra, o pixel seria um espião que fica monitorando a movimentação do alvo e passa todas as informações para o comandante.

Saber de onde veio, para onde foi, onde clicou entre outros pontos, te dará meios para criar segmentações mais assertivas e com maior índice de conversão.

Que tipo de ações o pixel do Facebook é capaz de rastrear?

Seja qual for seu objetivo com o Facebook, o pixel irá te munir de informações e te ajudar de várias maneiras. Mas como é feito o rastreio de dados dele na prática? Basicamente o monitoramento é feito através de eventos.

Sempre que um visitante acessa o site ou faz uma ação lá dentro, um evento é registrado. Esses eventos formam uma espécie de ficha daquele consumidor em potencial e, combinados, podem ser usados em conjunto para aprimorar seus anúncios.

No total o pixel permite a você registrar até 9 eventos diferentes, veja todos:

  • Pesquisa realizado no site: monitora todas as pesquisas realizadas por um visitante dentro do seu site;
  • Conteúdo visualizado: mostra quantos conteúdos foram visualizados, páginas visitadas, links clicados e o tempo que o usuário ficou em cada conteúdo;
  • Produto adicionado ao carrinho: monitora quem adicionou um produto e pode ser um cliente com alto índice de interesse;
  • Produto adicionado à lista desejos: permite que você tenha um termômetro individual ou coletivo do que a sua audiência tem interesse;
  • Início de checkout: o checkout é quando o cliente está bem próximo de efetuar a compra, saiba quais visitantes deram início a essa fase;
  • Informações de pagamento adicionadas: mostra que o cliente não tem receio de te fornecer dados, quais as formas de pagamento ele usou ou cogitou usar e claro, indica grandes chances de compra;
  • Compra efetuada: pode ser usada na execução do pós-venda;
  • Geração de novo lead: informa toda vez que alguém preenche um cadastro e se torna um lead, podendo entrar no fluxo de automação;
  • Registro completo: toda vez que o seu visitante faz um cadastro completo em um formulário indicando uma assinatura ou inscrição.

E aí, entendeu como funciona o Pixel do Facebook? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais