Ferramentas de analytics: O que são, qual sua relevância e quais as principais do mercado?

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Com tantas opções no mercado é comum que muitos fiquem perdidos sobre as principais ferramentas de analytics, quais são indispensáveis, o que não pode faltar ou mesmo o que destaca uma da outra, nesse post vamos destrinchar melhor esse assunto.

O que são ferramentas de analytics afinal?

Antes de conhecer as ferramentas de analytics propriamente ditas, vamos às definições. O que chamamos de Products Analytics nada mais é que uma forma de ter um domínio sobre os dados e métricas que embasam as decisões relacionadas ao conteúdo de um site.

Essas informações são essenciais para que você compreenda qual o perfil e o comportamento de quem visita suas páginas e, por consequência, dos seus consumidores em potencial de modo geral.

É como se fosse um centro de inteligência, centralizando uma grande quantidade de informação que deve ser separada, analisada e colocada em perspectiva para que estratégias de marketing sejam desenvolvidas com embasamento.

Veja mais: Funil De Vendas Online: Saiba O Que É, Quais São As Etapas E 4 Estratégias Para Usar

Qual a real importância das ferramentas de analytics?

Entender o que é uma ferramenta de analytics já dá um bom indicativo da sua utilidade, mas você sabe de fato porque qualquer empresa séria usa pelo menos uma delas? Qual a sua relevância? Veja algumas razões:

  • Conseguir mensurar o tráfego: é somente através desse tipo de ferramenta você consegue saber, por exemplo, quantas pessoas visitam seu site, quantas visitaram uma determinada página, quantas vezes voltaram e etc;
  • Saber o que funciona ou não em suas campanhas: no marketing só é possível cravar que algo está dando certo ou errado se você tiver dados, nesse caso as ferramentas de analytics é quem os fornece;
  • Encontrar o público certo: outro tipo de dado que essas ferramentas ter fornecem é a respeito do perfil de quem visita ou interage com a sua marca, desta forma fica mais fácil encontrar padrões de quem tem maiores chances de comprar de você;
  • Identificar as páginas de saída do seu site: outro dado extremamente valioso que as ferramentas te mostram é dizer para qual página seu cliente vai depois que sai do seu site;
  • Aumentar taxas de conversão: todas essas informações serão essenciais para que você mude o que está dando errado e aprimore o que dá certo e, como consequência sua conversão tende a crescer. 

Ver também: 5 Estratégias De Marketing Digital Que Você Precisa Conhecer

Principais ferramentas de analytics atualmente

Uma vez que a importância dessa ferramenta esteja clara, passemos para uma lista mais objetivas das principais marcas e programas voltadas para captar e analisar dados do seu negócio, veja a lista completa:

Excel

Uma das ferramentas mais antigas e tradicionais do ramo, o Excel segue sendo uma ótima fonte para visualização de dados. Sua flexibilidade a faz uma solução bem interessante para vários tipos de processos.

Com a ajuda do Excel fica bem mais fácil estruturar dados, organizar informações, fazer cálculos com agilidade e de maneira automatizada, além de poder transformar relatórios em gráficos. 

Google Sheets

Com uma ideia similar ao Excel, porém gratuito e armazenado em nuvem, Google Sheets, ou apenas Planilhas é uma opção mais viável e bastante indicada para empresas que precisam compartilhar a mesma planilha com mais de um membro.

Os usuário conseguem inclusive trabalhar na mesma planilha ao mesmo tempo, além de poderem compartilhar por e-mail a planilha a nível de:

  • leitor: onde o usuário não pode alterar nada;
  • comentador: onde o mesmo pode deixar comentários cima das colocações, mas sem pode alterar nada;
  • editor: onde o usuário tem total acesso a planilha.

Google Analytics

Um dos principais nomes quando o assunto é análise de dados, o Google Analytics é outra ferramenta gratuita de empresa que facilita a mensuração do sucesso das suas campanhas de marketing em relação ao seu site.

Através dele você consegue saber quantas visitas seu site recebeu, de onde vieram, para onde foram depois, quanto tempo permaneceram no seu site, quantas páginas visitaram e mais uma série de dados valiosos.

A ferramenta é bastante intuitiva e usada praticamente por toda empresa que possui um site e quer acompanhar seus resultados no ambiente digital.

Veja mais: Melhores Cursos De Google Ads: Gratuitos E Pagos [LISTA]

Tableau

Uma ferramenta bem completa de análise de dados, o Tableau é bastante indicada para quem precisa processar e analisar uma grande quantidade de dados em tempo real, sendo indicada para sites emergentes.

Sua interface é bastante amigável e intuitiva, possui um design bem atraente e fornece relatórios, gráficos e tabelas interativos de seus dados. Além disso, oferece integrações interessantes como Hadoop e Salesforce.

Crazy Egg

Essa ferramenta funciona como se fosse um mapa de calor, dessa forma é possível entender quais as áreas mais nobres e visitadas do seu site. 

O Crazy Egg oferece uma riqueza de detalhes, levando em conta também o scroll do mouse e onde ele parou mais vezes.

O programa é uma ótima maneira de visualizar quais os pontos mais acessados do seu site de uma única vez e usar suas estratégias de marketing para otimizar essas áreas mais valiosas do seu website.

E aí, gostou das opções de ferramentas de analytics? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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