Como usar o SEO no marketing? Tudo o que você precisa saber

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Você já se perguntou por que certas páginas aparecem nas primeiras posições do Google? Então você precisa entender o que é SEO no marketing e como as práticas que estão dentro dessa estratégia podem ser aplicadas. 

Criado no começo dos anos 1990, o SEO é um mecanismo que foi desenvolvido por empresas de pesquisa como Altavista e Yahoo, mas foi com o aprimoramento dos mecanismos e crescimento do Google que ele se tornou o que é hoje.

Afinal, o que é SEO?

A sigla para Search Engine Optimization ou simplesmente otimização para mecanismos de busca, o SEO é um conjunto de estratégias de marketing que buscam otimizar as páginas do seu site para atender aos critérios de ranqueamento do Google, seja de conteúdo, produto, institucional e etc.

O SEO é a forma que os mecanismos de busca como Google, por exemplo, tem para quantificar o quanto um conteúdo responde mais a um termo pesquisado por alguém. Para entender melhor vamos a um exemplo:

Suponha que você escreve um blog que faz review de games e resolveu falar sobre o último FIFA. O que definirá a posição (orgânica) da sua página nas pesquisas quando alguém pesquisar “review do FIFA 2022” será a otimização de de SEO.

Porque o SEO no marketing é fundamental para sua estratégia?

Tirando os links que são patrocinados, ou seja, alguém pagou ao Google para que a página aparecesse mais acima, todos os links que não tem a tag anúncio, são organizados de acordo com a otimização do SEO.

É fácil de entender porque ser um dos primeiros em uma busca é essencial, basta ver as estatísticas:

  • Um levantamento recente do Google apontou que mais de 55% das pessoas clicam nos 3 primeiros resultados das pesquisas;
  • Menos de 1% das pessoas se aventuram na segunda página de buscas.

Saiba mais: Marketing Digital Para Iniciantes: Canais, Estratégicas, Cuidados E Mais!

Quais os fatores de rankeamento do Google?

Como dissemos, o SEO é um conjunto de práticas e estratégias que faz com que as páginas sejam ranqueadas em uma certa ordem, entretanto, a pergunta que fica é: o que define isso?

Os fatores que são mais ou menos decisivos para o ranqueamento das páginas vão mudando de acordo com o desenvolvimento e aprimoramento dos motores de busca e claro, do comportamento dos usuários, mas no geral os principais são:

  • Autoridade da página: é medida pela quantidade de visitas e boas avaliações das suas páginas e da sua marca como um todo;
  • Autoridade do domínio: quando você tem um domínio reconhecido, fácil de lembrar e bastante mencionado em outras páginas, isso também influencia positivamente no seu ranqueamento;
  • Nível de relevância dos links: utilizar links internos que sejam do mesmo assunto e universo do que você trata é essencial, não vale a pena usar links de sites que nada tem a ver com o que vocês está falando;
  • Conteúdo original e de qualidade: ponto essencial é criar conteúdo do zero, as cópias atrapalham seu ranqueamento, pois o Google as identifica e pune, não às exibindo;
  • Distribuição de palavra-chave: a palavra-chave vai encaixar a sua página em um universo de pesquisas e resultados, por isso o termo deve sempre aparecer na meta descrição, meta título, título da página, no CTA do conteúdo, no primeiro parágrafo e onde mais ela caber e for pertinente;
  • Tempo de permanência dentro da página: o tempo que os visitantes do seu site se mantém nele é outro fator importante;
  • Velocidade de carregamento da página: um ponto mais técnico, mas fundamental é que suas páginas carreguem sempre de forma rápida, páginas muito pesadas são espantalho de visitantes;
  • Design responsivo: por fim, outro ponto é que sua página, e seu site no geral, seja responsivo, ou seja, funciona bem no mobile, afinal quase metade das pessoas pesquisam apenas pelo celular todos os dias.

3 cursos de SEO para aprender mais

Entender o que é SEO e como colocar em prática de forma teórica pode não ser tão simples, por isso, separamos alguns cursos que focam nesse tipo de otimização para que você entenda melhor.

HubSpot

Se a sua empresa usa um software de CRM na rotina de trabalho, é bem possível que você tenha ouvido falar da HubSpot, mas além de trabalhar com ótimas ferramentas deste tipo, a Hub também têm ótimos cursos.

O curso de SEO Training é uma ótima pedida para quem busca conquistar e aumentar o tráfego para o seu site. Ele é composto por três módulos que são:

  • como encontrar uma estratégia compatível com o seu negócio; 
  • práticas de link building; 
  • e case interno.

A boa notícia é que ele é totalmente gratuito, a má é que, até o momento, ele só está disponível em inglês.

Saiba mais: Você Sabe O Que É Copywriting? Veja Quais As Vantagens E Como Aplicar Essas Técnicas Na Prática

Moz

Um dos maiores nomes quando o assunto é SEO no marketing, a Moz é o local que boa parte dos profissionais de marketing vão quando querem aprimorar seus conhecimentos. A empresa possui vários cursos de SEO, em vários níveis e todos geram certificado.

Assim como a Hub, todos os conteúdos são em inglês e, nesse caso, a maioria é paga, mas para começar existe um curso gratuito chamado SEO Learning Center que reúne uma série de conteúdos interessantes a respeito.

Veja também: Como Ser Um Empreendedor? Boas Práticas Para Aumentar Suas Chances De Sucesso

Rock Content

Fechando a lista temos talvez o grande nome quando se fala em ensino de marketing no Brasil. A Rock University é um espaço repleto de cursos (muitos deles gratuitos) que geram certificado, tem muita qualidade e bons professores.

Para entender o que é SEO no marketing, você terá que assinar o módulo premium da série de cursos sobre Marketing Digital, mas vale a pena para quem busca entender melhor os mecanismos de busca, entender o ranqueamento, analisar a performance e muito mais.

Ver mais: Tipos De Marketing E Como Eles Funcionam Na Prática: 8 Modelos Para Adotar

E aí, entendeu o que é SEO no marketing? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.

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