Funil de marketing: definição, como criar estratégias e como organizar o seu

funil de marketing

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Trabalhar estratégias de marketing de forma gradativa e personalizada tem sido uma tendência cada vez maior dentro das empresas, principalmente pelo resultado que esse tipo de campanha oferece. O funil de marketing é parte indispensável desse conceito e, por isso, vamos mostrar como ele funciona e o que fazer para aplicar na sua empresa.

O que é funil de marketing?

A ideia básica por trás de toda e qualquer estratégia de marketing digital é atrair consumidores para a sua empresa.

Para isso, será necessário entender as necessidades e vontades do seu consumidor em cada etapa do funil de vendas, oferecer algo relevante.

O funil de marketing vem justamente para desenhar esse caminho pelo qual a empresa passa até conquistar, efetivamente, um comprador. 

De maneira geral, o funil pode ser dividido em quatro pontos de um ciclo de maturidade do consumidor:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Fonte: Take

Qual a diferença entre funil de marketing e funil de vendas?

Talvez você já tenha escutado o termo funil, mas relacionado à vendas, certo? Apesar de terem uma estrutura similar, o funil de vendas está associado às ações criadas para avançar os contatos até a conversão final, que no caso é a venda de um produto ou a contratação de um serviço.

Já o funil de marketing tem como grande objetivo captar leads, por isso, suas principais estratégias são:

  • atrair a atenção dos consumidores, 
  • buscar um cadastro de interessados,
  • nutrir o lead em busca da próxima conversão que pode ser ou não uma venda.

Como construir o funil de marketing da sua empresa? Passo a passo

Uma vez que tenha ficado claro o que é o funil de marketing, vamos a um passo a passo que traz todos os aspectos que precisam ser alinhados para que as estratégias sejam bem elaboradas e aplicadas da maneira correta, veja seguir.

1. Defina suas personas

Conhecer o seu público é um ponto essencial para qualquer estratégia de marketing Entretanto, é muito mais difícil fazer isso quando você não conhece quem é a persona e o que é relevante para ela.

Definir o perfil de cliente ideal da empresa demanda estudo de mercado e muitos testes. Para começar, levante informações básicas do seu público como:

  • faixa etária,
  • classe social,
  • poder aquisitivo,
  • hábitos,
  • desafios,
  • canais que mais navegam,
  • interesses, 
  • comportamentos, 
  • preferências.

Aprenda mais sobre como definir a persona do negócio, assistindo ao vídeo abaixo.

2. Crie conteúdos relevantes e de qualidade

O marketing de conteúdo está entre os tipos de marketing mais relevantes para empresas que trabalham com o conceito de funil. 

Comece pesquisando termos e palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e qual a quantidade de vezes que ela é pesquisada, depois crie posts em blogs ou usando esse termo como assunto.

Dessa forma, você aumenta as chances de receber um clique dos consumidores que tiverem contato com o material, seja em redes sociais ou em uma pesquisa no Google. 

3. Invista em automação de marketing

Não dá para pensar em educar e se relacionar com um lead sem um sistema de automação. 

Pense bem, após a conversão de um contato, a solicitação de informação, ações em cadeia, tudo isso é impossível de se fazer manualmente.

Por isso, procure um software ou programa que te dê opções de automação de campanhas de e-mail marketing, postagem em redes sociais, respostas automatizadas via chat e não pare por aí.

O que levar em conta para criar as estratégias em cada etapa do funil?

Tudo alinhado? Pronto para colocar a mão na massa? Ótimo! Como você agora sabe, o funil de marketing é dividido em etapas e, em relação ao conteúdo, podemos considerar três: topo, meio e fundo. 

Para cada um desses estágios será necessário gerar um tipo específico de conteúdo.

Topo do funil

Nesta fase inicial, o consumidor ainda está descobrindo qual o problema que possui e conhecendo sobre as possibilidades de solucioná-lo. Por isso, o foco aqui deve ser  de esclarecer dúvidas pertinentes..

A ideia é focar na atração de usuários para os canais da sua empresa, especialmente, para  landing pages, blog e site. 

Aborde assuntos que tenham uma certa audiência, afinidade e interesse. Uma vez que eles acessem seu site e se tornem leads, será mais fácil nutri-los, classificá-los, segmentá-los e etc.

Os principais tipos de conteúdo aqui vão ser:

  • apostar em blog post alinhado a práticas de SEO;
  • conteúdo informativo por meio de redes sociais;
  • investimento em tráfego pago (Facebook e Google Ads);
  • otimização do mesmo conteúdo em áudio, vídeo e etc.

Meio do funil

No meio de funil o seu propósito não será mais só informar, afinal o consumidor começa a ter mais clareza de seu problema e o objetivo passa a ser transformar visitantes em leads e qualificá-los para a próxima etapa.

Quem está no meio do funil já tem conhecimento prévio do assunto, pesquisou e leu a respeito, por isso, o momento é de oferecer algo a mais em troca do cadastro deste consumidor.

Para isso, será necessário investir em alguma contrapartida a ser oferecida, como um e-book, uma planilha especializada, algum template, desconto e etc.

Fundo de funil

Já no fundo do funil é onde está o lead mais qualificado, ele já tem noção do problema que tem e como solucioná-lo, cabe a você se colocar presente como principal opção para que o consumidor tenha sucesso.

Essa etapa é ideal para falar do produto de maneira mais aprofundada, oferecer conteúdos promocionais e apostar em estratégias como webinar para ter um contato maior e dar aquele empurrãozinho que falta.

E aí, entendeu como funciona o funil de marketing na prática? 

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