Trabalhar estratégias de marketing de forma gradativa e personalizada tem sido uma tendência cada vez maior dentro das empresas, principalmente pelo resultado que esse tipo de campanha oferece. O funil de marketing é parte indispensável desse conceito e, por isso, vamos mostrar como ele funciona e o que fazer para aplicar na sua empresa.
O que é funil de marketing?
A ideia básica por trás de toda e qualquer estratégia de marketing digital é atrair consumidores para a sua empresa.
Para isso, será necessário entender as necessidades e vontades do seu consumidor em cada etapa do funil de vendas, oferecer algo relevante.
O funil de marketing vem justamente para desenhar esse caminho pelo qual a empresa passa até conquistar, efetivamente, um comprador.
De maneira geral, o funil pode ser dividido em quatro pontos de um ciclo de maturidade do consumidor:
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.
Fonte: Take
Qual a diferença entre funil de marketing e funil de vendas?
Talvez você já tenha escutado o termo funil, mas relacionado à vendas, certo? Apesar de terem uma estrutura similar, o funil de vendas está associado às ações criadas para avançar os contatos até a conversão final, que no caso é a venda de um produto ou a contratação de um serviço.
Já o funil de marketing tem como grande objetivo captar leads, por isso, suas principais estratégias são:
- atrair a atenção dos consumidores,
- buscar um cadastro de interessados,
- nutrir o lead em busca da próxima conversão que pode ser ou não uma venda.
Como construir o funil de marketing da sua empresa? Passo a passo
Uma vez que tenha ficado claro o que é o funil de marketing, vamos a um passo a passo que traz todos os aspectos que precisam ser alinhados para que as estratégias sejam bem elaboradas e aplicadas da maneira correta, veja seguir.
1. Defina suas personas
Conhecer o seu público é um ponto essencial para qualquer estratégia de marketing Entretanto, é muito mais difícil fazer isso quando você não conhece quem é a persona e o que é relevante para ela.
Definir o perfil de cliente ideal da empresa demanda estudo de mercado e muitos testes. Para começar, levante informações básicas do seu público como:
- faixa etária,
- classe social,
- poder aquisitivo,
- hábitos,
- desafios,
- canais que mais navegam,
- interesses,
- comportamentos,
- preferências.
Aprenda mais sobre como definir a persona do negócio, assistindo ao vídeo abaixo.
2. Crie conteúdos relevantes e de qualidade
O marketing de conteúdo está entre os tipos de marketing mais relevantes para empresas que trabalham com o conceito de funil.
Comece pesquisando termos e palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e qual a quantidade de vezes que ela é pesquisada, depois crie posts em blogs ou usando esse termo como assunto.
Dessa forma, você aumenta as chances de receber um clique dos consumidores que tiverem contato com o material, seja em redes sociais ou em uma pesquisa no Google.
3. Invista em automação de marketing
Não dá para pensar em educar e se relacionar com um lead sem um sistema de automação.
Pense bem, após a conversão de um contato, a solicitação de informação, ações em cadeia, tudo isso é impossível de se fazer manualmente.
Por isso, procure um software ou programa que te dê opções de automação de campanhas de e-mail marketing, postagem em redes sociais, respostas automatizadas via chat e não pare por aí.
O que levar em conta para criar as estratégias em cada etapa do funil?
Tudo alinhado? Pronto para colocar a mão na massa? Ótimo! Como você agora sabe, o funil de marketing é dividido em etapas e, em relação ao conteúdo, podemos considerar três: topo, meio e fundo.
Para cada um desses estágios será necessário gerar um tipo específico de conteúdo.
Topo do funil
Nesta fase inicial, o consumidor ainda está descobrindo qual o problema que possui e conhecendo sobre as possibilidades de solucioná-lo. Por isso, o foco aqui deve ser de esclarecer dúvidas pertinentes..
A ideia é focar na atração de usuários para os canais da sua empresa, especialmente, para landing pages, blog e site.
Aborde assuntos que tenham uma certa audiência, afinidade e interesse. Uma vez que eles acessem seu site e se tornem leads, será mais fácil nutri-los, classificá-los, segmentá-los e etc.
Os principais tipos de conteúdo aqui vão ser:
- apostar em blog post alinhado a práticas de SEO;
- conteúdo informativo por meio de redes sociais;
- investimento em tráfego pago (Facebook e Google Ads);
- otimização do mesmo conteúdo em áudio, vídeo e etc.
Meio do funil
No meio de funil o seu propósito não será mais só informar, afinal o consumidor começa a ter mais clareza de seu problema e o objetivo passa a ser transformar visitantes em leads e qualificá-los para a próxima etapa.
Quem está no meio do funil já tem conhecimento prévio do assunto, pesquisou e leu a respeito, por isso, o momento é de oferecer algo a mais em troca do cadastro deste consumidor.
Para isso, será necessário investir em alguma contrapartida a ser oferecida, como um e-book, uma planilha especializada, algum template, desconto e etc.
Fundo de funil
Já no fundo do funil é onde está o lead mais qualificado, ele já tem noção do problema que tem e como solucioná-lo, cabe a você se colocar presente como principal opção para que o consumidor tenha sucesso.
Essa etapa é ideal para falar do produto de maneira mais aprofundada, oferecer conteúdos promocionais e apostar em estratégias como webinar para ter um contato maior e dar aquele empurrãozinho que falta.
E aí, entendeu como funciona o funil de marketing na prática?
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