Facebook Ads: como funciona, quais as vantagens e o que compõem um anúncio

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Marcar presença nas redes sociais é um passo essencial de qualquer estratégia de marketing atual. No entanto, só publicações orgânicas podem não ser o suficiente para trazer mais leads e clientes para a sua empresa. Nesse cenário, anúncios pagos se apresentam como uma importante ferramenta. Aprenda, a seguir, como funciona o Facebook Ads.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios da rede social. É uma plataforma que permite a criação de anúncios em vários formatos e opções de segmentação de público para empreendedores que desejam alcançar mais clientes, dentro do canal. 

É possível criar vários tipos de anúncios, delimitar o perfil de público que será atingido pela publicidade e estabelecer a localização desses clientes. Tudo isso permite que você atinja os consumidores com perfil de cliente pagante.

Se a sua empresa ainda não possui uma página nesse canal, indicamos que acesse o artigo, “Como Criar Uma Página No Facebook: Passo A Passo”. 

Como funciona o Facebook Ads?

Uma vez que ficou claro o que é, vamos esmiuçar todos os pontos que englobam a forma como funciona o Facebook Ads. 

Cada um dos tópicos seguintes irá abordar uma fase da criação de um anúncio, em cada um deles existe uma série de preocupações, por isso, anote todos e siga os passos na hora de criar suas campanhas.

Escolha um objetivo

O primeiro aspecto que precisa ser considerado ao entender como funciona o Facebook Ads é a etapa de definição do objetivo da campanha.

Essa é a primeira fase para criar o anúncio. Basicamente, os objetivos gerais são três:

  • Alcance, 
  • Consideração,
  • Conversão. 

As campanhas de alcance funcionam como uma panfletagem online, o foco será atingir o máximo de pessoas. Os anúncios de consideração são voltados para incentivar uma ação do consumidor, que pode ser:

  • ir para uma outra página através de um link;
  • incentivar a interação com a publicação;
  • oferecer o download de um aplicativo;
  • visualização de um vídeo ;
  • gerar leads para o seu negócio.

Por fim, as campanhas de conversão buscam a última etapa do funil de vendas, que é a venda. 

Devem ser direcionadas para clientes próximos da decisão de compra. Eles também podem ser voltados para venda de produtos de catálogo e visitas a lojas físicas.

Utilizar a criatividade

A parte criativa de um anúncio diz respeito ao conteúdo da publicação, isso vale para a arte em si, a produção de um vídeo e até a legenda bem elaborada. 

Lembre-se que o anúncio deve ser envolvente e utilizar técnicas de copywriting para atrair seu consumidor. Não sabe o que isso significa? Então assista ao vídeo abaixo.

A ideia é que a parte gráfica seja impactante e fale por si só, sendo que a legenda vem como um complemento. 

Procure usar imagens de boa qualidade e use pouco texto na imagem.

Se você não sabe como criar a imagem de um anúncio e não tem experiência com design, não se desespere! Acesse o nosso artigo,Templates Para Instagram: Como Utilizar De Forma Estratégica”. Muitas ferramentas dessa lista também podem ser usadas para o Facebook Ads.

Segmentar um público

Depois de escolher um objetivo, dar um nome a campanha e produzir os criativos para o seu anúncio, o próximo passo será o de segmentar seu público. 

A ideia é que você crie esse público, faça testes, mensure e analise seus resultados para formatá-lo melhor.

É importante também que o público esteja de acordo com a etapa do funil de vendas. Os principais pontos para segmentação são:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • localização;
  • interesses;
  • comportamentos.

Definir o seu investimento

Por fim, o último passo antes de colocar seu anúncio para rodar, será estabelecer o tempo de duração e o orçamento da campanha. 

Existem duas formas de organizar os valores que serão disponibilizados para a ação:

  • Diário: usa o valor escolhido por você todos os dias com prazo de validade ou não;
  • Vitalício: aqui você define um valor para todo o período, esta verba é usada durante todo o período com poucas oscilações de valor diário e nunca ultrapassará o teto que você estabeleceu.

Quais as vantagens de se usar o Facebook Ads?

Agora que você entendeu como funciona o Facebook Ads de fato, vale a pena destacar algumas das vantagens para o seu mix de marketing

Gerar mais tráfego

Ao entender como funciona o Facebook Ads você perceberá o quanto ele é uma ferramenta poderosa para gerar tráfego da rede social para o seu site

A plataforma te permite ir atrás do cliente certo, chamar a atenção dele e trazê-lo para sua loja virtual ou site institucional.

Saiba mais: O que é SEO? Tudo Sobre Essas Estratégias Fundamentais Para Qualquer Site

Segmentação de público

Voltando ao nosso exemplo do outdoor, por lá você não consegue controlar quem irá ver o seu anúncio, com isso é provável que muita gente que não tem interesse acabe tendo contato com a campanha. Isso significa que você vai gastar mais para atingir o público certo.

No anúncio pago do Facebook Ads é você quem define o público usando informações como localização, idade, interesses, comportamento e diversos outros parâmetros, que servem para fazer com que seu anúncio atinja quem você realmente quer.

Avançar na jornada de compra

Muitas vezes a produção de conteúdos e postagem de forma orgânica demora para gerar resultados efetivos. 

Através de uma campanha do Facebook Ads você paga para que a plataforma entregue o conteúdo ao seu público ao invés de aguardar seu consumidor te encontrar de maneira orgânica.

E aí, entendeu como funciona o Facebook Ads? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.

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