Marcar presença nas redes sociais é um passo essencial de qualquer estratégia de marketing atual. No entanto, só publicações orgânicas podem não ser o suficiente para trazer mais leads e clientes para a sua empresa. Nesse cenário, anúncios pagos se apresentam como uma importante ferramenta. Aprenda, a seguir, como funciona o Facebook Ads.
O que é Facebook Ads?
O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios da rede social. É uma plataforma que permite a criação de anúncios em vários formatos e opções de segmentação de público para empreendedores que desejam alcançar mais clientes, dentro do canal.
É possível criar vários tipos de anúncios, delimitar o perfil de público que será atingido pela publicidade e estabelecer a localização desses clientes. Tudo isso permite que você atinja os consumidores com perfil de cliente pagante.
Se a sua empresa ainda não possui uma página nesse canal, indicamos que acesse o artigo, “Como Criar Uma Página No Facebook: Passo A Passo”.
Como funciona o Facebook Ads?
Uma vez que ficou claro o que é, vamos esmiuçar todos os pontos que englobam a forma como funciona o Facebook Ads.
Cada um dos tópicos seguintes irá abordar uma fase da criação de um anúncio, em cada um deles existe uma série de preocupações, por isso, anote todos e siga os passos na hora de criar suas campanhas.
Escolha um objetivo
O primeiro aspecto que precisa ser considerado ao entender como funciona o Facebook Ads é a etapa de definição do objetivo da campanha.
Essa é a primeira fase para criar o anúncio. Basicamente, os objetivos gerais são três:
- Alcance,
- Consideração,
- Conversão.
As campanhas de alcance funcionam como uma panfletagem online, o foco será atingir o máximo de pessoas. Os anúncios de consideração são voltados para incentivar uma ação do consumidor, que pode ser:
- ir para uma outra página através de um link;
- incentivar a interação com a publicação;
- oferecer o download de um aplicativo;
- visualização de um vídeo ;
- gerar leads para o seu negócio.
Por fim, as campanhas de conversão buscam a última etapa do funil de vendas, que é a venda.
Devem ser direcionadas para clientes próximos da decisão de compra. Eles também podem ser voltados para venda de produtos de catálogo e visitas a lojas físicas.
Utilizar a criatividade
A parte criativa de um anúncio diz respeito ao conteúdo da publicação, isso vale para a arte em si, a produção de um vídeo e até a legenda bem elaborada.
Lembre-se que o anúncio deve ser envolvente e utilizar técnicas de copywriting para atrair seu consumidor. Não sabe o que isso significa? Então assista ao vídeo abaixo.
A ideia é que a parte gráfica seja impactante e fale por si só, sendo que a legenda vem como um complemento.
Procure usar imagens de boa qualidade e use pouco texto na imagem.
Se você não sabe como criar a imagem de um anúncio e não tem experiência com design, não se desespere! Acesse o nosso artigo, “Templates Para Instagram: Como Utilizar De Forma Estratégica”. Muitas ferramentas dessa lista também podem ser usadas para o Facebook Ads.
Segmentar um público
Depois de escolher um objetivo, dar um nome a campanha e produzir os criativos para o seu anúncio, o próximo passo será o de segmentar seu público.
A ideia é que você crie esse público, faça testes, mensure e analise seus resultados para formatá-lo melhor.
É importante também que o público esteja de acordo com a etapa do funil de vendas. Os principais pontos para segmentação são:
- faixa etária;
- sexo;
- localização;
- interesses;
- comportamentos.
Definir o seu investimento
Por fim, o último passo antes de colocar seu anúncio para rodar, será estabelecer o tempo de duração e o orçamento da campanha.
Existem duas formas de organizar os valores que serão disponibilizados para a ação:
- Diário: usa o valor escolhido por você todos os dias com prazo de validade ou não;
- Vitalício: aqui você define um valor para todo o período, esta verba é usada durante todo o período com poucas oscilações de valor diário e nunca ultrapassará o teto que você estabeleceu.
Quais as vantagens de se usar o Facebook Ads?
Agora que você entendeu como funciona o Facebook Ads de fato, vale a pena destacar algumas das vantagens para o seu mix de marketing.
Gerar mais tráfego
Ao entender como funciona o Facebook Ads você perceberá o quanto ele é uma ferramenta poderosa para gerar tráfego da rede social para o seu site.
A plataforma te permite ir atrás do cliente certo, chamar a atenção dele e trazê-lo para sua loja virtual ou site institucional.
Saiba mais: O que é SEO? Tudo Sobre Essas Estratégias Fundamentais Para Qualquer Site
Segmentação de público
Voltando ao nosso exemplo do outdoor, por lá você não consegue controlar quem irá ver o seu anúncio, com isso é provável que muita gente que não tem interesse acabe tendo contato com a campanha. Isso significa que você vai gastar mais para atingir o público certo.
No anúncio pago do Facebook Ads é você quem define o público usando informações como localização, idade, interesses, comportamento e diversos outros parâmetros, que servem para fazer com que seu anúncio atinja quem você realmente quer.
Avançar na jornada de compra
Muitas vezes a produção de conteúdos e postagem de forma orgânica demora para gerar resultados efetivos.
Através de uma campanha do Facebook Ads você paga para que a plataforma entregue o conteúdo ao seu público ao invés de aguardar seu consumidor te encontrar de maneira orgânica.
E aí, entendeu como funciona o Facebook Ads? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.
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