A constante qualificação e investimento em estudo é indispensável para especialistas de qualquer área, por isso, conhecer boas opções de livros sobre comunicação é um ótimo caminho para começar a melhorar os resultados alcançados com as ações de marketing na sua empresa.
Essa área possui dezenas de obras físicas e digitais, com atualizações constantes em cima das novidades do mercado, por isso, opções não vão faltar em sua busca por conhecimento.
Para te ajudar a fazer um filtro e começar com as obras mais relevantes do momento, criamos uma lista com os principais livros sobre comunicação da atualidade. Curtiu? Então, confira as nossas sugestões.
Livros sobre comunicação: 7 obras consagradas da área
Nossa lista de livros sobre comunicação incluem:
- A Cauda Longa, de Chris Anderson
- Marketing de conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
- Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler
- Branding: gestão de marcas, de Alice M. Tybout e Tim Calkins
- Obrigado pelo marketing, de Vitor Peçanha
- A bíblia do marketing digital, de Cláudio Torres
- Marketing de A a Z, de Philip Kotler
Veja também: 3 Melhores Cursos De Dropshipping Grátis Para Quem Quer Vender Mais
#1 A Cauda Longa, de Chris Anderson
Um termo bastante conhecido no marketing, a chamada “cauda longa” evidencia que existe uma curva de demanda para cada setor.
No livro, “A cauda longa”, Chris Anderson traz alguns insights bem interessantes sobre de mercado dentro de um mesmo segmento.
Ele mostra que, em muitos casos, buscar nichos específicos, ao invés de apostar na generalização é mais vantajoso, isso porque um público mais bem direcionado estará mais propenso a comprar com menos esforço para tal.
No vídeo abaixo, você confere outras observações interessantes sobre negócios nichados ou genéricos. Vale a pena assistir.
#2 Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
Se você pretende investir em marketing de conteúdo, essa é uma leitura obrigatória.
O livro “Marketing de Conteúdo Épico”, de Joe Pulizzi, é um guia que explica como atrair clientes através da produção de conteúdos relevantes.
A obra indica técnicas para que você possa apresentar seu produto ou serviço pode ser por meio do conteúdo.
Isso é feito de maneira didática que vai te ajudar no desenvolvimento de histórias envolventes e que agreguem valor aos compradores.
Veja também: Conheça Agora 6 Dos Melhores Livros De Marketing Digital Para Você Ler Em 2023
#3 Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler
Escrito por um dos maiores nomes do marketing digital, Philip Kotler, o livro “Marketing 4.0” é uma continuação de outras obras que foram atualizadas pelo autor, à medida em que o setor foi sendo aprimorado e absorvendo novas estratégias e recursos.
No caso dessa obra, o foco é no comportamento do consumidor e nos tipos de estratégias que podem ser usadas para alcançar melhores resultados em suas campanhas.
Ver também: 9 Livros Sobre Vendas Para Alavancar Seus Resultados Comerciais
#4 Branding: gestão de marcas, de Alice M. Tybout e Tim Calkins
Escrita por Alice M. Tybout e Tim Calkins, “Branding” é uma obra focada em desvendar os desafios na gestão de uma marca, abordando desde os conceitos mais básicos de design até estratégias e dicas para alavancar a imagem de uma marca.
No livro é destacado pelos autores a importância de vários profissionais neste processo, desde o setor de desenvolvimento até o pós-venda e, para isso, eles trazem alguns modelos e ferramentas úteis para quem quer se aprimorar no assunto.
Ver também: Melhores Livros De Warren Buffett: Lista De Obras Indicadas Ou Escritas A Respeito Do Investidor
#5 Obrigado pelo marketing, de Vitor Peçanha
“Obrigado pelo marketing” é um livro de comunicação escrito por um dos fundadores da Rock Content, Vitor Peçanha.
A obra busca mostrar como o marketing de conteúdo entrou nos novos canais de comunicação, se reinventou e acabou modificando a forma de se relacionar com clientes.
Se antes a ideia era apenas promover a marca por meio de publicidade em canais e mídias tradicionais, o marketing de conteúdo surge trazendo informações realmente úteis e relevantes aos consumidores.
Saiba mais: TOP 5 Melhores Cursos De Copywriting Para Você Se Tornar Um Profissional Qualificado
#6 A bíblia do marketing digital, Cláudio Torres
Escrito por Cláudio Torres, “A Bíblia do Marketing Digital” funciona como um verdadeiro guia sobre como utilizar a internet dentro do ambiente corporativo e na implementação de ações de marketing, campanhas publicitárias e lançamentos online.
O livro de comunicação reúne uma série de ferramentas, estratégias e dicas práticas para uso cotidiano de quem pretende promover sua marca na internet.
É bastante relevante para quem deseja aumentar o alcance da sua marca e estabelecê-la no ambiente digital.
Ver mais: Top 5 Melhores Cursos De Tráfego Pago Do Mercado + Bônus
#7 Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber
Por fim, “Marketing de A a Z” é outra obra indispensável de Philip Kotler, e busca fazer uma abordagem mais ampla sobre os conceitos básicos do marketing, propondo uma visão mais contemporânea do assunto.
O livro de comunicação também é bastante recomendado para todo profissional da área que busca se manter atualizado com práticas de marketing de alto desempenho, mesmo os mais experientes.
E aí, gostou das opções de livros sobre comunicação? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!