As redes sociais são ótimas ferramentas para expandir o alcance da marca, gerar cadastros e até converter vendas para a sua empresa, mas para obter sucesso com esses canais é preciso organização. Por isso, vamos mostrar o que você precisa para criar o seu calendário de postagens no Instagram.
Quais as vantagens de se montar um calendário de postagens para o Instagram?
Antes de irmos para um passo a passo de como criar um calendário de postagens no Instagram, é preciso ter a real noção dos benefícios que este tipo de planejamento tem na eficácia da gestão da rede social, entre eles:
- controlar a qualidade e a relevância das postagens;
- garantir que a identidade visual está sendo usada;
- manter a organização do feed;
- criar campanhas sazonais;
- aprimorar, automatizar e otimizar processos;
- manter a frequência desejada de postagem.
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Passo a passo para montar seu calendário de postagens do Instagram
Agora que ficou claro quais as razões para se ter um calendário de postagens no Instagram, vamos ao que interessa, como montá-lo do zero. Para formulá-lo você deve seguir alguns passos, vamos a eles.
Escolha os melhores dias e horários para postagem
O primeiro passo antes de pensar em qualquer ideia de publicação é saber quando você deve postar.
Para isso será necessário dar um pulo no seu perfil e checar algumas estatísticas e informações a respeito do público.
A própria rede social oferece essas informações na área do Instagram Analytics. Basta acessar e ter acesso a dados importantes sobre o engajamento na página.
Além disso, outra maneira de saber sobre os melhores dias e horários para as suas publicações é perguntando aos seus seguidores, para isso, faça enquetes e abra caixa de perguntas para que eles se envolvam e apontem quando são os melhores dias e horários, após ter essa ideia faça testes para ter certeza.
Divida o conteúdo por temas
Após escolher os dias e horários é hora de definir os temas, para isso você deve ir novamente no seu perfil, na aba informações e checar quais temas e formatos tem melhor performance, mas não para por aí.
Pode ser que seu perfil ainda seja recente e não tenha dados o suficiente para traçar um perfil do seu público, por isso, o ideal é acompanhar seus concorrentes e se inspirar nas ideias e formatos, depois realize testes para ter mais certeza.
Veja também: Sem Ideias De Conteúdo Para Instagram? Confira Essas 10 Dicas E Não Fique Mais Sem Postar
Decida quais recursos do Instagram serão usados
É importante definir quais tipos de postagem terão no seu feed, isso é essencial para se planejar para criar esses conteúdos. Vale ressaltar que cada vez mais o Instagram vem se tornando uma rede social de vídeos, por isso, vale sempre a pena apostar nesse formato.
Crie um cronograma em uma planilha
Após levantar datas, horários, temas, formatos e recursos, o próximo passo será colocar tudo isso em ordem em uma planilha. Coloque de acordo com o calendário do mês e especifique nas observações todas as informações necessárias para execução.
Faça uma planejamento mensal e seja flexível
É importante que o planejamento seja mensal, esse período representa um recorte interessante para se ter uma ideia real da eficácia do que foi programado lá no começo e existe tempo para corrigir a rota caso você julgue necessário.
Por conta disso, seu planejamento precisa funcionar como um norte, nunca como uma âncora. É fundamental que ele seja flexível para que mudanças pertinentes possam ser feitas quando algo não funcionar.
Ver também: Como Colocar O Arraste Para Cima No Instagram? Tudo O Que Você Precisa Saber
3 ferramentas úteis para organizar suas postagens
Criar um calendário de postagens para o Instagram é uma tarefa essencial, mas nem sempre é simples, por isso, vale a pena conhecer algumas ferramentas que podem te ajudar nesta organização.
Uma ferramenta 100% gratuita, o Google Agenda é uma das funcionalidades do Google que permite controlar suas postagens através dos eventos criados nela.
Você pode registrar tanto eventos para que as postagens sejam criadas e adicionar informações e anexos importantes, quanto fazer o controle das datas em que as postagens devem ser publicadas.
Vale a pena ainda usar o mesmo e-mail em que sua agenda foi criada no seu celular, desta forma, sempre que um evento estiver para começar você será notificado em seu smartphone, o que aprimora seu controle e te avisa com a antecedência que você escolher.
Outra ferramenta muito famosa e útil, o Trello também tem uma versão gratuita que permite a criação de até 6 quadros, apenas um deles já é o suficiente para gerir sua produção de conteúdo para o Instagram.
Ele é um gerenciador de tarefas que trabalha com colunas, no geral elas são divididas em colunas: a fazer, em andamento e concluídas. Você pode personalizá-las como achar melhor.
Cada tarefa é colocada em um card que é inserido em uma das colunas e após a finalização pode ser arrastada para a coluna seguinte.
Dentro desses cards é possível adicionar descrição, data de entrega, anexos e adicionar mais de um responsável para a mesma tarefa caso você tenha alguém responsável pela criação nas suas redes.
Por fim, essa ferramenta é uma das muitas utilizadas para gestão e programação das postagens, ela permite que você programe seus posts no Instagram e em várias outras redes sociais, o ponto forte é que ela gera diversos tipos de relatórios detalhados.
Dessa forma, você consegue acompanhar o desempenho de todos os seus perfis num mesmo lugar. O programa é pago, mas é totalmente remoto, podendo ser acessado pela internet sem a necessidade da instalação de um software. Seus planos saem a partir de R$7,90.
E aí, já sabe como funciona o calendário de postagens do Instagram? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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