Marketing digital para Instagram: O que é e como fazer na prática?

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Ter uma presença nas redes sociais já se tornou indispensável para todas as empresas.  Mas, afinal, como se destacar e ter bons resultados com esses canais? Nesse post mostraremos como fazer marketing digital para Instagram e aproveitar o potencial da ferramenta.

O que é marketing digital no Instagram?

O que chamamos de marketing digital se trata de um conjunto de estratégias e técnicas usadas para aumentar o alcance de uma organização, divulgar seus produtos ou serviços e gerar mais vendas. Logo, marketing digital para Instagram são as formas de aplicar essas estratégias dentro da rede social.

Um dos grandes diferenciais é que a plataforma permite a criação de conteúdos diversos e com mais proximidade e interação com o público, aumentando suas chances de vender mais no Instagram

Tal característica possibilita que você se aproxime das personas da companhia e crie uma audiência fiel. 

Ver também: Marketing Digital É Furada? Descubra O Que É Verdade E O Que É Mito

Quais formatos do Instagram usar nas estratégias de marketing digital?

Dentro do marketing digital existe uma série de técnicas e estratégias que servem para atrair e envolver o consumidor, no entanto a maioria envolve a produção de conteúdo relevante para o seu público.

Só quando você realmente entende o que a sua audiência quer é que você consegue envolver seu público fazendo-o chegar mais perto do momento de compra.

Para isso o Instagram tem alguns formatos que ajudam muito.

Instagram Ads

Uma das ferramentas mais úteis quando falamos em marketing digital para Instagram é a plataforma de publicidade paga. 

Através do gerenciador de anúncios do Facebook é possível fazer postagens patrocinadas para públicos específicos, no Instagram. É isso mesmo, as duas redes sociais compartilham o sistema de anúncios.

Dessa forma, você consegue prospectar novos seguidores, gerar leads, aumentar o tráfego para o seu site e até realizar conversão.

Stories

Outra ferramenta bastante conhecida e popular no Instagram, os stories são aquelas publicações que ficam no ar por apenas 24 horas.

Esse formato tem uma alta taxa de engajamento pelo ser mais descontraído e imediatista.

Ele permite uma série de ferramentas de interação como caixa de perguntas, enquetes e agora até links podem ser inseridos.

Saiba mais: Melhores Dias Para Postar No Instagram: Saiba Quando Fazer Suas Publicações

Reels

Colado no boom de sucesso do TikTok, o Instagram investiu no Reels que são vídeos curtos, dinâmicos e que geralmente seguem tendências, memes e modas passageiras.

A ideia é parecida com os stories, são vídeos na vertical de 15 a 90 segundos, mas que podem ser fixados no feed e contam com vários efeitos de edição de áudio e vídeo. 

O conteúdo tem sido o mais performático desde que o algoritmo do Instagram passou a priorizar vídeos na sua rede.

Ver também: Hashtags Para Instagram: Tudo O Que Você Precisa Saber A Respeito

Lives

Uma ferramenta que ganhou muita força e relevância a partir de 2020 (por conta da pandemia), as lives têm se tornado cada vez mais comuns, muitos perfis tem lives toda a semana já programadas como um tipo de conteúdo relevante.

Esse formato, além de permitir a interação em tempo real tem um ponto forte que nenhum outro da lista possui, o Instagram notifica todas as contas que te seguem que a sua live começou, com exceção dos perfis que desabilitam as notificações.

Que tipos de postagem fazer para aumentar meus resultados?

Agora que você já sabe quais formatos usar para aplicar estratégias de marketing para Instagram, pode estar se perguntando sobre qual tipo de postagem e conteúdo te aproximará do seu consumidor. 

Essa pergunta é carregada de subjetividade, no entanto a rede social tem a suas particularidades.

Quando falamos em Instagram temos algumas tendências que costumam ditar o que performa bem ou não, por isso é preciso diversificar e ficar atento no que tem melhor desempenho e apostar nisso.

No entanto, alguns tipos de postagem seguem relevantes de maneira geral e podem ser um bom pontapé para você que ainda está tentando entender melhor sua audiência, veja alguns deles.

Uma das formas de fazer isso é avaliar dados e indicadores usando o Instagram Analytics, um recurso gratuito.

Mostre os bastidores do seu negócio

Uma das formas de humanizar um perfil de empresa no Instagram é fazendo postagem mostrando o dia-a-dia de trabalho.

Foque nas coisas simples, mostre realizações e faça a cobertura da marca em feiras e eventos através de posts criativos e stories.

Faça postagens simples, desde o cafezinho e um happy hour até os acontecimentos mais relevantes. Procure usar as lives quando algo diferente estiver acontecendo, entre nas trends através dos reels e procure incentivar a interação sempre que possível.

Ver também: 5 Dicas De Marketing Digital + Livros Para Se Especializar No Assunto

Aposte em storytelling

As pessoas tendem a se conectar mais com publicações que contam histórias, por isso, busque fazer postagem em carrossel que linkem uma informação na outra, dessa forma você aumentará a retenção dos seus seguidores em uma mesma publicação.

Procure começar com alguma pergunta que desperte curiosidade nos leitores para continuar passando para próxima imagem a fim de descobrir o final.

Ver mais: Conteúdos Para Instagram: Formatos E Ideias Mais Interessantes Para Se Postar

Utilize texto na imagem da postagem

Uma das maneiras de fazer marketing digital para Instagram é fixando o conteúdo na imagem, onde ele mais chama a atenção. Por isso, seguindo a dica anterior, quando for fazer um carrossel, escreva a pergunta direto na imagem e vá entregando as respostas nas imagens seguintes.

O mesmo vale para os vídeos, você não precisa necessariamente falar neles, desde que saiba usar bem os recursos, colocar as informações no momento certo e usar bem a trilha sonora a favor da sua história o resultado será ótimo.

Quer mais dicas? Assista ao vídeo abaixo e tenha acesso a outras estratégias eficientes.  

E aí, gostou das dicas de marketing digital para Instagram? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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