Se você ainda não faz campanhas de e-mail marketing com a desculpa de não saber usar a ferramenta, isso acaba agora! Neste artigo vamos apresentar uma das plataformas mais intuitivas e completas e te mostrar como usar o Mailchimp para dar os primeiros passos.
O que é o Mailchimp?
Criada inicialmente apenas como uma ferramenta para envio e automação de campanhas de e-mail marketing, o Mailchimp vem se aprimorando e hoje é uma plataforma mais completa que abrange outros recursos.
Apesar disso, seu ponto forte continua a ser a criação, edição e automação desse tipo de campanha, contando agora com um plus que são os formulários e landing pages que também podem ser criados por lá dependendo do plano.
Veja mais: Mailchimp: o que é, para que serve, prós e contras e quanto custa?
Que recursos oferecem os planos desta ferramenta?
Antes de ver como usar o Mailchimp e criar suas primeiras campanhas, vale a pena conhecer os planos e o que eles têm a oferecer. A boa notícia é que a plataforma possui um bom plano gratuito para quem está começando.
Free
O plano gratuito permite que você cadastre até 500 contatos e faça no máximo 2500 envios de e-mails por mês, sendo que o limite diário é de 500 mensagens enviadas. Além disso você terá acesso a:
- Editor e criador de e-mails;
- CRM Marketing gratuito;
- Formulários e páginas de captura;
- Assistente criativo do Mailchimp.
Ver também: Conheça o Mailchimp gratuito, o que ele oferece e como usá-lo na prática
Essentials
Esse plano, que sai a partir de R$55 mensais (aumenta de acordo com o tamanho da sua base de leads) permite o envio de até 5000 e-mails por mês e permite até 3 licenças de usuários. Além de todos os recursos do plano Free ele ainda tem:
- Mais modelos de e-mails prontos;
- Criação e acompanhamento de funil de vendas;
- Opção de Teste A/B;
- Suporte por e-mail ou chat 24 horas por dia.
Standard
Com preços a partir de R$85 mensais, o Standard aumenta o número máximo de usuários para 5 e permite até 6000 envios por mês. Além disso e dos recursos dois outros dois planos anteriores, esse plano ainda oferece:
- Mais opções de testes A/B com variáveis;
- Otimização do horário de envio das campanhas;
- Jornadas em várias etapas;
- Segmentação de público baseado no comportamento;
- Criador da jornada de compra do cliente;
- Ainda mais de e-mails prontos.
Premium
Por fim o plano mais robusto da plataforma, o Premium tem um custo que vai a partir de R$1670 e é mais indicado para empresas com operações mais complexas, sendo possível até 150 mil envios mensais e um número ilimitado de usuários.
Além disso e de todos os recursos dos outros planos, ele ainda oferece:
- Opções mais avançadas de segmentação;
- Testes A/B multivariados;
- Relatórios mais detalhados e completos;
- Suporte via telefone em inglês.
Como usar o Mailchimp? Passo a passo
Agora que você já sabe o que é essa ferramenta e o que ela oferece, que tal pôr a mão na massa? Veja como criar sua primeira campanha do zero seguindo esses passos e faça ainda hoje seu primeiro disparo em massa de e-mails.
1. Faça seu cadastro na plataforma
Acesse o site e escolha a opção “Create Account”, insira seu e-mail, escolha um nickname e cadastre uma senha. O Mailchimp irá te enviar um e-mail para validação, vá até a sua caixa de entrada e complete o cadastro com dados básicos como nome completo, endereço e etc.
2. Suba uma lista de contatos
Se você já tiver uma lista de contatos salvos em uma planilha do Excel ou no Google Planilha, é possível subir esses contatos para que fiquem salvos no Mailchimp sem precisar cadastrar um por um.
Para isso você terá de salvar o arquivo no formato CSV, desta forma todas as colunas nomeadas com cada informação (nome, e-mail, telefone e etc) serão automaticamente registrados na plataforma e ficarão disponíveis para que você faça disparos.
Sempre que subir uma planilha dessas lembre-se de nomear essa base para ficar fácil de identificar depois. Basta acessar a aba “Create List” e depois encontrar a planilha para importar.
3. Crie uma segmentação de público
Para que sua campanha tenha mais chances de sucesso, o ideal é segmentar seu público, que basicamente significa separá-lo por alguma característica, localização, faixa etária, comportamento, enfim o que fizer sentido para o seu negócio e sua estratégia.
Isso vai facilitar na hora de criar sua campanha, isso porque suas segmentações estarão prontas para serem usadas de acordo com o objetivo daqueles e-mails, bastará escolher uma delas e agendar o envio.
4. Escolha um template para criar sua campanha
Uma das grandes facilidades quando você começa a ver como usar o Mailchimp é justamente a simplicidade para editar vários aspectos dos templates de e-mail que são oferecidos pela plataforma.
Escolha um formato baseado nas categorias ou faça criações do zero, mas lembre-se de se preocupar com a forma com que o e-mail irá aparecer nas versões desktop e mobile para a informação não se perder.
5. Envie um e-mail de teste e depois agende o disparo
Por fim, uma vez que você já sabe como usar o Mailchimp, já criou sua campanha e escolheu sua segmentação, vale a pena enviar um e-mail de testa para si mesmo.
Desta forma você consegue testar todos os botões, ver o tempo de carregamento da tela para checar se tem alguma imagem muito pesada e também para visualizar como os e-mails ficaram quando abertos no computador e no celular.
E aí, entendeu como usar o mailchimp na prática? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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