Uma das estratégias de marketing com melhor custo-benefício são as campanhas de e-mail marketing e, para serem bem sucedidas, é preciso apostar em uma boa ferramenta de disparo. Por isso vale a pena conhecer o que é o Mailchimp e tudo que ele oferece nesse sentido.
Afinal, o que é o Mailchimp?
Basicamente, o Mailchimp nasceu, cresceu e se desenvolveu como uma ferramenta de e-mail marketing, e é o que o Mailchimp até os dias de hoje. Seus objetivos são os de configurar layouts, segmentar listas e automatizar o disparo de e-mails.
A ideia é ter uma ferramenta simples e barata para otimizar uma das estratégias mais antigas e eficazes de marketing. No entanto, o Mailchimp deu um passo à frente ao agregar outras funcionalidades e canais como redes sociais, tráfego pago, landing pages entre outros.
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Para que serve o Mailchimp na prática?
Para entender de fato o que é o Mailchimp, é preciso entender seus meandros e como ela opera de fato, por isso, por mais que tenha agregado mais serviços, quando se pensa nessa ferramenta o que vem à mente são: campanhas de e-mail marketing.
A serventia principal desta plataforma é basicamente criar e configurar campanhas de disparo de e-mail de uma forma fácil e ao mesmo tempo criativa. No entanto, como vimos, é possível criar campanhas de marketing em redes sociais, anúncios pagos e etc.
Essa integração de serviços facilita a gestão de marketing como um todo, logo é possível reunir em uma mesma interface várias estratégias, acompanhar os resultados, avaliar o desempenho e fazer alterações pertinentes.
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Quais as funcionalidades desta ferramenta?
Essa mudança de uma mera ferramenta de e-mail marketing para uma plataforma mais completa, fez do Mailchimp o que é hoje, uma solução para diversos tipos de estratégias de marketing.
Vale ressaltar que algumas funcionalidades só estão disponíveis em alguns planos, mas veja aqui quais as principais atualmente:
- Automação de envio de e-mail marketing;
- Formas de segmentação de lista de contatos;
- Criação de listas de públicos semelhantes para anúncios;
- CRM;
- Criação de testes A/B para e-mail marketing;
- Templates editáveis para e-mails e landing pages;
- Criação de landing pages, formulários de cadastro e publicação em redes sociais;
- Relatórios detalhados de desempenho;
- Integração de outras ferramentas e plataformas de gestão de marketing.
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Quais os prós e contras do Mailchimp?
Uma vez que tenha ficado claro o que é o Mailchimp, para que ele serve e quais as suas funcionalidades, talvez você esteja inclinado ou não a considerar essa ferramenta para o seu negócio, não é mesmo?
Para te ajudar, listamos os principais pontos fortes e fracos dela para que você possa se basear, analisar e tomar a sua decisão.
Vantagens
- Ferramenta extremamente amigável e intuitiva, muito recomendada até para os mais leigos;
- Oferece um bom plano gratuito (falaremos dele mais seguir) e opções pagas mais completas para quem está expandindo os negócios;
- Integra uma série de funcionalidades (das quais falamos) e muitas delas ainda na versão gratuita;
- Possui uma boa taxa de entregabilidade, segundo a ferramenta a promessa é que fique entre 96 e 99% das mensagens entregues.
Desvantagens
- A ferramenta é totalmente em inglês, o que pode ser um empecilho para quem não tem nem o básico de língua e opera o Mailchimp diariamente;
- Suporte também é em inglês e só está disponível nas versões pagas, na versão gratuita você só tem esse suporte no primeiro mês, depois disso precisa se virar com os vídeos e tutoriais que também não estão disponíveis em português.
Quanto custa usar o Mailchimp?
Como dissemos, o Mailchimp possui uma boa versão gratuita, mas suas opções pagas também possuem um ótimo custo-benefício, tudo varia de acordo com a quantidade de contatos que você precisa, de envios por mês e as funcionalidades disponíveis.
São basicamente 4 planos para escolher e todas as opções pagas tem o dólar como referência, logo o valor em moeda corrente pode variar de acordo com a cotação de quando você está lendo este artigo.
Os planos são:
- Gratuito: permite até 500 contatos e enviar até 2500 e-mails por mês, apenas uma licença, ideal para iniciantes;
- Essentials: a mensalidade aqui é a partir de 9,99 dólares por mês, que pode subir caso você queira mais do que 5000 envios por mês, oferece até 3 licenças, suporte 24h, modelos de e-mail pré-criados, mais de 300 integrações, relatórios e análises básicos, formulários e páginas de destino, assistente criativo, remoção da identidade visual do Mailchimp, testes A/B e agendamento de e-mails;
- Standard: possui tudo que os anteriores oferecem além de 5 licenças, 6000 envios por mês, jornadas pré-criadas, otimizador de conteúdo, modelos com código otimizado e conteúdo dinâmico. Os valores de mensalidade são a partir de 14,99 dólares/mês;
- Premium: pacote mais completo do Mailchimp, essa opção é indicada para marcas maiores que necessitam de ferramentas mais avançadas, contatos e licenças ilimitadas, além de suporte prioritário. Além disso, algumas funcionalidades exclusivas como testes multivariados, report comparativi, segmentação avançada e especialista de integração exclusivo. Os valores são a partir de 299 dólares/mês.
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E aí, entendeu o que é o Mailchimp e como usá-lo? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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