Conheça o Mailchimp gratuito, o que ele oferece e como usá-lo na prática

mailchimp gratuito

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As campanhas de e-mail marketing são um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital, por conta disso, muitas empresas que ainda não apostam nelas começam a dar os primeiros passos e o plano do Mailchimp gratuito é um ótimo caminho sem nenhum custo.

O que é o Mailchimp afinal?

Como dissemos, as campanhas de e-mail marketing são uma das estratégias base de qualquer empresa que decide apostar e investir em marketing digital. Além de um ótimo custo-benefício, esse caminho é uma ótima forma de nutrir e envolver seus leads.

Criar um conteúdo de qualidade e relevante ao seu público-alvo é importante, mas para saber quem de fato deve receber esse material é preciso uma ferramenta para automatizar esse processo, é o caso do Mailchimp gratuito e também de suas versões pagas.

Através desse tipo de campanha, você consegue criar fluxos de automação que vão educando seus leads até que chegue o momento da abordagem de compras, de modo que você acompanhe as respostas deles ao que você manda em tempo real.

Veja mais: Mailchimp: o que é, para que serve, prós e contras e quanto custa?

Mailchimp gratuito: O que o plano entrega de fato?

Agora que você já sabe do que se trata essa plataforma, vamos destrinchar tudo a respeito das funcionalidades e recursos que o Mailchimp gratuito oferece aos seus usuários para que você saiba o que estará te esperando nessa ferramenta.

  • Campanhas de e-mail e automação: na modalidade gratuita do Mailchimp já possível usar templates para criar suas campanhas, criar uma automação de uma etapa programar os disparos;
  • Principais recursos: por meio da ferramenta, você consegue encontrar leads, aumentar sua base até 500 contatos, criar formulários de inscrição e ainda utilizar o CRM gratuito da plataforma;
  • Plataforma de marketing integrada: você encontra em um só lugar, vários canais que contribuem para promoção do seu negócio, através de páginas de destino, anúncios no Facebook, cartões-postais entre outras integrações;
  • Ferramentas da marca: o Mailchimp gratuito ainda conta com algumas ferramentas de design e conteúdos inteligentes como o assistente criativo, estúdios de criação e uma boa variedade de modelos de e-mail;
  • Suporte ao cliente: o plano gratuito dá direito a um suporte durante 30 dias, tudo que você para começar dar os primeiros passos sem pagar nada por isso;
  • Calendário de marketing: você possui um calendário onde consegue colocar todas as campanhas em andamento e pode acompanhá-las ao mesmo tempo;
  • Integrações e API’s: essa versão do Mailchimp permite até 250 integrações com outros sites, programas e aplicativos que funcionam de maneira conectada.

Saiba mais: Geração De Leads: O Que É, Qual A Importância, Quais As Vantagens E Como Começar?

Como usar o Mailchimp gratuito? Passo a passo

Gostou do que a versão gratuita do Mailchimp tem a oferecer? Quer começar a usar a plataforma agora mesmo? Siga os passos a seguir para criar o seu perfil e dar início às suas campanhas de e-mail marketing.

1. Crie uma conta na plataforma: o primeiro passo consiste em acessar o site do Mailchimp e criar um login na plataforma com seu nome, endereço de e-mail e uma senha;

2. Escolha a opção de plano gratuito: após validar seus dados, o site te oferecerá os 4 planos que trabalha, escolha a opção “Free”;

3. Configure a sua conta: aqui você precisará informar dados da sua empresa como nome, logo, endereço da empresa e o e-mail que será apontado como o remetente de todas as campanhas disparadas por você;

4. Importe uma lista de contatos: se você já possui uma planilha com seus contatos, basta importar essa lista nos formatos CSV ou TXT, você pode ainda copiar e colar os contatos se a planilha estiver nos formatos XLS ou XLSX;

5. Crie segmentações para os seus contatos: em cima dessa lista de contatos você pode criar tags que servem para segmentar sua base, uma ótima forma de começar a construir um funil de vendas pro seu negócio;

6. Escolha um template e monte sua campanha: escolha a base que será enviada a campanha, quem será o remetente, o assunto do e-mail e depois edite o conteúdo de um dos templates disponíveis, não se esqueça de fazer um CTA bem atrativo.

Quais outras opções de plataformas?

Apesar de ser uma ótima ferramenta e com vários recursos, o Mailchimp não é a única solução quando o assunto são campanhas de e-mail marketing, existem outras marcas fortes nesse tipo de estratégia e que oferecem outras funcionalidades exclusivas.

RD Station

Principal nome no Brasil quando o assunto é automação de marketing, o RD é uma plataforma completa que oferece muito mais do que apenas campanhas de e-mail marketing. 

São 4 planos que variam de preço de acordo com a quantidade de leads na sua base e de alguns recursos, o plano Light sai por R$50 mensais, mas só permite 1000 leads na sua base, no entanto oferece alguns recursos interessantes de automação, criação de formulários, landing pages, ferramenta para programar postagens nas redes sociais.

ActiveCampaign

Mais focada na geração e gestão de leads, o ActiveCampaign oferece recursos de nutrição, construção e edição de campanhas de e-mail marketing, além de um CRM. A integração com as redes sociais, no entanto, não estão disponíveis para todos os planos, que são todos em dólar e variam entre US$9 e US$258.

HeroSpark

Por fim temos uma ferramenta mais recente, porém com bons recursos relacionados a automação gratuitos, modelos de e-mail, criação de funil de vendas personalizado, editor de landing pages entre outros, tudo isso em uma plataforma bem simples e intuitiva. 

E aí, entendeu o que é o plano do Mailchimp gratuito e como usá-lo? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais sobre marketing digital acessando os nossos artigos sobre as principais estratégias de marketing digital, sobre como funciona o funil de marketing e como trabalhar bem os seus leads.
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