As redes sociais são excelentes canais de interação com seu público, mas também podem ser ótimos canais de vendas. Por isso neste artigo falaremos das principais ferramentas para vender direto pelo Instagram e o que cada uma tem a oferecer para o seu negócio.
Como começar a vender pelo Instagram?
Antes de entrarmos nas ferramentas para vender direto pelo Instagram propriamente ditas, vale a pena destacar alguns pontos que precisam ser alinhados para que seu perfil esteja apto para sair vendendo produtos ou serviços na rede.
Crie um perfil comercial
Antes de mais nada, é importante mudar a sua página para um perfil comercial, além de dar mais seriedade para seus consumidores em potencial, esse tipo de conta te dará acesso a recursos que não estão disponíveis na versão de perfil pessoal.
Caso sua ideia seja a de “se vender” na rede como um influenciador ou algo do gênero, aí nesse caso você fica na categoria “criador de conteúdo”, mas nesse caso não terá acesso a loja propriamente dita, seria algo mais indireto.
Veja mais: Marketing Digital Para Instagram: O Que É E Como Fazer Na Prática?
Capriche na descrição do seu negócio
Em um meio tão competitivo quanto é o Instagram, as chances de um usuário chegar ao seu perfil são poucas, logo é preciso ter uma descrição bem completa, simples e direta, ela precisa dizer em poucas palavras do que se trata aquele perfil.
Você pode usar gatilhos como a curiosidade usando alguma frase para despertar esse sentimento, ou simplesmente fazer uma descrição breve, porém bem explicada.
Ver também: Melhores Dias Para Postar No Instagram: Saiba Quando Fazer Suas Publicações
Escolha uma foto profissional e use sua identidade visual
Assim como na descrição, a primeira impressão é a que fica, logo sua foto deve ser algo bem trabalhado e escolhido, seja a logo ou mesmo uma foto sua. Além disso, a identidade da sua marca, suas cores e símbolos, devem estar presentes no feed e nos destaques.
Saiba mais: Como Ser Verificado No Instagram? [GUIA COMPLETO]
Invista em conteúdos relevantes ao seu público
Por mais que você produza postagens informativas, bem trabalhadas e desenvolvidas, o que manda de fato é a vontade do público, logo você precisará testar o que funciona e quando funciona, para fazer isso será necessário acompanhar as métricas de desempenho.
Responda rápido às interações com seu perfil
Comentários e mensagens inbox são fortes indicativos de interesse por parte do seus seguidores, basicamente é como se você tivesse falando da sua marca e alguém levantasse a mão para perguntar algo, ou seja, não dá para deixar esperando, certo?
Acompanhe e analise os resultados
Qualquer ação de marketing só pode se dizer eficaz ou não quando baseada em dados, certo? Por isso, para entender o que seu público quer, quais tipos de conteúdo, quais horários e etc, necessita que você esteja sempre de olho nos relatórios de desempenho.
5 melhores ferramentas para vender direto pelo Instagram
Agora que seu perfil já está com tudo bem amarrado, vamos conhecer afinal quais são essas ferramentas para vender direto pelo Instagram que podem auxiliar a sua vida dentro da rede social. Veja a lista completa:
Abrindo nossa lista, esse gerenciador de posts é uma genuína ferramenta para vender direto pelo instagram, por ela você consegue agendar e publicar posts, gerar relatórios com métricas, além de recursos como:
- Emitir relatórios personalizados;
- Exportar relatórios em PDF;
- Comparar seu desempenho com contas concorrentes;
- Agendar postagens em todos os formatos;
- Sistema de repost, localização, assinatura e calendário sazonal;
- Responder direct do Instagram (e de outras redes) direto na plataforma.
Principal concorrente da Etus, essa ferramenta também permite que você gerencie perfis em várias redes sociais num mesmo lugar, oferece 7 dias grátis para teste e tem como grande diferencial seus relatórios muito bem detalhados, além disso também oferece:
- Agendamento de postagens em todos os formatos (Feed, Stories, IGTV, Reels e etc);
- Agendar o mesmo conteúdo para diversas redes sociais de uma vez só;
- Responder mensagens inbox diretamente na plataforma;
- Opções de fluxo automatizados de trabalho para registrar alterações de horário, aprovação de publicações, etc;
- Criar um grupo fixo de hashtags e assinaturas para as publicações.
Instagram Shopping
Recurso implementado pelo Instagram a pouco tempo, o menu com o símbolo de uma sacolinha funciona quase da mesma forma que um e-commerce, a única diferença é que ele não finaliza vendas, mas encaminha seu cliente para página de compra.
A ferramenta é totalmente gratuita e simples de se usar, no entanto para habilitar sua loja você precisará seguir alguns passos, assista o vídeo a seguir para saber como fazer:
A ideia dessa ferramenta é usar sua inteligência artificial para mapear e entender o comportamento de cada conta. Desta forma, quanto mais postagens você fizer, mais dados vai fornecer para que ela faça interações com você.
Além disso, o Scalehot te oferece recursos úteis como:
- Automação de opções de seguir ou deixar de seguir algum perfil;
- Segmentação de público por localização, hashtag ou perfil;
- Agendamento de postagens;
- Responder e enviar mensagens inbox para seus seguidores ou para quem interagiu com sua conta no direct;
- Realizar sorteios.
Fechando nossa lista temos uma das ferramentas mais específicas e completas quando o assunto é o Instagram. Apesar de pago, o Iconosquare tem recursos muito interessantes como:
- Monitorar contas de concorrentes;
- Seguir hashtags e grupos pré-definidos;
- Responder e deletar comentários sem sair da ferramenta;
- Analisa e acompanha e analisa as oscilações no número de seguidores;
- Detecta usuários que estão interagindo com seu perfil;
- Emite relatórios em tempo real de posts que estão performando.
E aí, gostou das opções de ferramenta para vender direto pelo instagram? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aproveite para conhecer mais sobre o Instagram acessando os nossos artigos com dicas para fazer marketing digital para Instagram, os melhores horários para postar no Instagram e como montar um calendário de postagem do Instagram.
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