O que é, como funciona e quais as principais ferramentas de benchmarking?

ferramentas de benchmarking

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em vários ramos e segmentos da vida uma coisa é certa, só é possível apontar algo melhor que outro quando colocados em perspectiva e comparados, não é mesmo? Quando entramos no mundo dos negócios as ferramentas de benchmarking se tornam essenciais.

O que é benchmarking?

O termo vem da palavra em inglês “benchmark” que significa “referência”, ou seja, se trata de uma ferramenta de gestão que visa aprimorar processos, produtos e serviços analisando o que sua empresa tem feito e comparando com seus concorrentes diretos e indiretos.

Em resumo, trata-se de um monitoramento de mercado que tem como objetivo analisar, interpretar, avaliar e mensurar informações levantadas de seus concorrentes com o intuito de entender sua representatividade no mercado e como ampliar a influência da sua marca.

Veja mais: Marketing Digital: Como Começar Do ZERO Na Minha Empresa?

Quais os tipos de benchmarking existentes?

A forma com que sua empresa encara essa estratégica e como ela age frente às informações coletadas faz com que existam alguns tipos distintos de benchmarking, os principais são:

  • Competitivo: Neste caso, o objetivo é usar o concorrente como um parâmetro, ou seja, medir como seus produtos ou serviços se posicionam em relação aos clientes. Para isso você pode usar dados amplamente divulgados como faturamento, crescimento e etc;
  • Genérico: Aqui você usará uma abordagem que se aplica para concorrentes indiretos, que não necessariamente ocupem a mesma fatia do mercado, a ideia é encontrar pontos de melhoria;
  • Funcional: Usando uma visão funcional, a premissa será a de buscar formas de melhorar o processo como um todo, podendo ser comparado a empresas de outros setores para aprimorar áreas como a gestão financeira, de marketing, RH e etc;
  • Interno: No âmbito interno a ideia é comparar cada setor da empresa com os respectivos setores dos concorrentes, no caso de uma agência de publicidade pode se olhar dados a respeito da produtividade e resultados separadamente na área do planejamento, criação, atendimento e por aí vai;
  • Cooperativo: Neste caso o benchmarking será quando existir uma parcerias entre duas ou mais empresas, a ideia é identificar marcas similares que se destacam em alguns pontos distintos aos seus e que ambas podem ser beneficiar em algum aspecto.

Saiba mais: Tipos De Marketing E Como Eles Funcionam Na Prática: 8 Modelos Para Adotar

Quais os princípios básicos do benchmarking?

Independentemente da abordagem que sua empresa escolher dar, existem alguns princípios básicos dessa estratégia que precisam ser seguidos para que você tenha êxito ao usar uma das ferramentas de benchmarking no seu negócio.

  • Legalidade: pode parecer óbvio, mas é indispensável que os dados sejam coletados de maneira legal e transparente, é preciso ser leal, ético e estar dentro da lei;
  • Troca: uma forma colaborativa de conseguir dados é oferecendo o mesmo que está sendo pedido em troca, desta forma todos se beneficiam;
  • Confidencialidade: os dados obtidos devem sempre ser usados para análise e aperfeiçoamento interno, nunca poderão ser uma forma de prejudicar outras empresas, por isso, deve-se debater tudo apenas internamente;
  • Contato: para que se tenha dados mais concretos, o ideal é você tenha contatos com profissionais diferentes em cada setor das empresas para evitar um conflito interno e dificultar o seu acesso;
  • Preparação: por fim, é importante se planejar e estar preparado para usar aqueles dados, logo, antes mesmo de solicitá-los é essencial saber como eles serão usados e porque eles são relevantes para a sua empresa.

Ver também: Marketing 3.0: O Que É, De Onde Veio E Como Aplicar No Seu Negócio?

5 melhores ferramentas de benchmarking do mercado

Agora que ficou claro o que é, como funciona e no que se apoia essas técnicas, vamos às principais ferramentas de benchmarking disponíveis no mercado e como cada uma delas pode te dar informações muito valiosas e formas de analisar esses mesmos dados.

Mention

Como o próprio nome já adianta, o Mention tem como funcionalidade base a pesquisa de termos que estão sendo mencionados em canais online. O interessante aqui é que ele permite um certo grau de especificidade que dão resultados mais refinados.

SimilarWEB

Seguindo nossa lista de ferramentas de benchmarking temos o SimilarWEB, esse programa tem como objetivo te trazer métricas mais aprofundadas a respeito de sites concorrentes que você acompanha, a ideia é te ajudar a ter ideais para se destacar dos demais. 

Open Site Explorer

Já essa ferramenta de benchmarking tem como objetivo aprimorar o link building ao te trazer informações a respeito dos links que estão usando e quem os linkou em seu site. Esses dados te darão uma noção da autoridade do domínio dos sites de outras marcas.

Ubersuggest

Trata-se de uma extensão do Chrome que serve para te dar uma visão mais ampla a respeito das métricas de SEO mais relevantes. O interessante é que por ser instalada no navegador, as informações são atualizadas a cada pesquisa que você faz no Google.

Google Alerts

Outra ferramenta que auxilia na otimização do SEO, o Alerts te permite monitorar palavras-chaves específicas e receber relatórios com a quantidade de vezes que o termo foi citado, desta forma, você consegue acompanhar o quanto está sendo falado sobre seus concorrentes.

E aí, gostou das opções de ferramentas de benchmarking? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais sobre o Instagram acessando os nossos artigos com dicas para fazer marketing digital para Instagram, os melhores horários para postar no Instagram e como montar um calendário de postagem do Instagram.

Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

Explore mais