Marketing de serviços: o que é, como funciona e quais as diferenças para produtos?

marketing de serviços

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O marketing de serviços existe para promover as empresas do setor, ampliar o alcance e captar mais clientes.

O que é marketing de serviços, afinal?

O marketing de serviços é um conjunto de técnicas e estratégias voltadas à promoção de empresas prestadoras de serviço, com o objetivo de apresentar o trabalho e convencer o consumidor de que a solução é a ideal para atender as necessidades que ele apresenta.

Entre as empresas que prestam um serviço e usam essas estratégias de marketing para se destacar no mercado estão negócios dos setores de:

  • saúde e bem estar;
  • consultorias financeiras;
  • turismo, lazer e entretenimento
  • consultorias;
  • gestão;
  • educação, 
  • restaurantes e mais.

Ver também: Funil De Vendas Online: Saiba O Que É, Quais São As Etapas E 4 Estratégias Para Usar

Como aplicar estratégias de marketing de serviços?

Mas, afinal, como criar um plano de ação de marketing para serviços? A seguir, listamos um passo a passo para guiar a sua estratégia. Confira!

Crie autoridade através de conteúdo

Produzir conteúdo é o grande trunfo para qualquer marca que queira ganhar autoridade em um setor. 

O consumidor está cada vez mais exigente, e faz muitas pesquisas antes de pensar em contratar um serviço.

Ao produzir conteúdo relevante para o público alvo da empresa, você amplia as chances de chamar a atenção do comprador, apresentar seu diferencial e atraí-lo para sua empresa. 

Publique o conteúdo em canais como blog, site e redes sociais. 

Se você não sabe que tipo de conteúdo produzir, um bom caminho é listar as principais dúvidas dos clientes que chegam até a sua empresa. 

Por exemplo, se você gerencia uma clínica de estética, pode criar conteúdos sobre como manter uma pele hidratada ou qual é o passo a passo do skincare. Ao longo das dicas compartilhadas, aproveite para explicar com qual frequência é importante fazer uma limpeza de pele profissional, e divulgue o seu serviço. 

Mantenha o foco nas pessoas

Quando alguém contrata um serviço, o contato humano, mesmo que via chat ou telefone, costuma ser inevitável, por isso a sua equipe de atendimento deve estar bem preparada.

Investir em um atendimento de qualidade vai te ajudar a criar relacionamentos mais duradouros com seus consumidores.

Crie e disponibilize múltiplos canais de comunicação como chat no site, telefone, WhatsApp e redes sociais. Monitore essas plataformas e responda com velocidade. 

Também é preciso ter o foco nos clientes em cada etapa do processo comercial, desde a prospecção até o pós-venda. 

Veja mais: O Que São Leads E Como Trabalhá-Los Para Vender Mais?

Descubra o seu diferencial

Encontrar ou criar um diferencial para  sua empresa de serviços é fundamental para se destacar no mercado e ganhar a atenção dos consumidores.

Com isso, além de fugir da briga apenas por preço, você se coloca como uma referência em um setor. 

Se você ainda não tem um diferencial, pergunte aos seus clientes o que eles sentem falta  na relação com a empresa. O que seria interessante agregar ao negócio. 

Pesquise no mercado, nacional e internacional, formas de trabalho que sejam mais pessoas e velozes. 

Esteja constantemente estudando para oferecer ao comprador o melhor serviço possível. 

Muitas vezes, a forma como você oferece um serviço pode ser o seu grande diferencial. Outra forma de criar uma particularidade, é criando canais de atendimento especiais. 

Defina metas tangíveis

Estabelecer metas que sejam possíveis é um ponto essencial do planejamento estratégico de todo negócio, afinal elas servem como base para que você avalie se suas estratégias estão sendo bem sucedidas ou não.

Após escolher os objetivos no planejamento e definir um plano de ações para alcançá-los, é seu dever definir algumas metas que vão medir se o plano foi bem feito e executado, e se os resultados atenderam as expectativas.  

Fique de olho nos resultados para fazer ajustes pertinentes

Por fim, a única forma de saber se alguma estratégia está dando resultado é acompanhando os resultados. Isso deve ser feito utilizando métricas e indicadores estratégicos que servem para medir o desempenho.

Com essa análise, você enxerga o que está dando certo e deve ser mantido e o que não vai bem e precisa ser alterado para tentar uma melhora nos resultados.

Ver mais: Como Anunciar No Facebook? [GUIA DEFINITIVO]

E aí, entendeu o que é marketing de serviços? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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