Ir para o conteúdo
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG
Menu
  • Ferramentas / Softwares
  • Cursos
  • Livros
  • Grátis
    • Materiais Grátis
    • Ferramentas de Inteligência Artificial
    • Fornecedores de Produtos
    • Fornecedores de Serviços
  • BLOG

Quais as melhores ferramentas de automação de marketing do mercado atualmente?

  • Amanda Britto
  • dezembro 25, 2022
ferramentas de automação de marketing

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dar conta de toda divulgação, captação de leads e relacionamento com seu público é uma tarefa complexa mesmo para empresas menores. Por isso, uma das formas de aprimorar esses processos é apostando em ferramentas de automação de marketing.

O que é uma ferramenta de automação de marketing?

Basicamente, trata-se de um software que serve para centralizar diversos dados e rotinas automatizadas, ou seja, feitas de maneira automática e pré-programada envolvendo os processos de marketing e vendas.

De modo geral, uma ferramenta de automação de marketing trará alguns recursos úteis para o dia-a-dia do setor como:

  • fluxos de automação; 
  • atribuição de leads; 
  • e-mail marketing; 
  • segmentação da base; 
  • geração e monitoramento de leads; 
  • testes A/B; 
  • emissão de relatórios, entre outros.

Além disso, esse programa é responsável por criar as regras de automação de acordo com a sua necessidade, analisa seus leads, oferece recursos para criação de conteúdo e também possui integração com outros softwares.

Veja também: Gestão De Marketing: O Que É, Dicas De Como Fazer E Livros Para Saber Mais

Porque é importante investir em uma ferramenta como essa?

Se você entendeu de fato o que é essa ferramenta, talvez já tenha uma ideia de tudo que ela pode agregar ao seu negócio, certo? Uma vez que as tarefas são automatizadas, o ganho de tempo, por exemplo, é instantâneo, mas não para por aí.

Além de otimizar o tempo da sua equipe de marketing e vendas, usar uma ferramenta de automação de marketing trará alguns benefícios como:

  • melhora na eficácia do seu funil de vendas;
  • maior taxa de conversão;
  • aprimoramento do seu relacionamento com o cliente;
  • captação e nutrição de leads automatizadas;
  • diminuição do custo de aquisição e conversão de leads e clientes;
  • aprimoramento da jornada de compra do cliente.

Independente do mercado ou ramo em que você se encontra, é certo que pelo menos um desses pontos é um de seus objetivos, certo? Por isso é importante investir em uma ferramenta de automação e escolher bem qual será a sua.

Veja também: O Que É Remarketing, Para Que Serve E Onde Fazer Esse Tipo De Campanha?

Ferramentas de automação de marketing: 5 opções mais completas do mercado

Tão importante quanto ter uma ferramenta de automação de marketing é escolher uma opção que seja completa, caiba no seu bolso e não seja complexa de demais para usar, por isso separamos uma lista bem seleta de opções, veja a seguir:

1. RD Station;

2. LAHAR;

3. HubSpot;

4. Mailchimp;

5. Sendinblue;

RD Station

Uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado atualmente é brasileira e aposta no modelo de serviço SaaS com um software, completo que traz um pacote de recursos com tudo que é indispensável pelo setor como:

  • criação e automação de campanhas de e-mail marketing;
  • fluxo de nutrição de leads;
  • criação de landing pages;
  • ferramenta de agendamento em redes sociais;
  • análise detalhada de leads.

Os preços variam de acordo com a quantidade de leads que você precisa na sua base, além de algumas ferramentas mais específicas, os planos saem a partir de R$50, no entanto essa é uma versão mais indicada para iniciantes.

Saiba mais: RD Station: planos, preços e tudo o que você precisa saber

LAHAR

Outra ferramenta brasileira de automação, a LAHAR tem se destacado por estar em constante melhora, sempre aprimorando seu software para oferecer mais aos seus clientes, não à toa levou duas vezes o prêmio de melhor ferramenta de Marketing Digital pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

São 3 opções de planos que vão variar de preço de acordo com a quantidade de recursos e o tamanho da base de leads, mas no geral os pacotes abrange algumas funções fundamentais como:

  • Editor de landing pages;
  • Gestão de leads;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring;
  • CRM nativo;
  • agendamento de campanhas de e-mail marketing;
  • SMS marketing.

HubSpot

Outra marca de destaque quando o assunto é automação, a HubSpot desenvolveu uma das ferramentas mais completas do mercado, com planos que saem a partir de 45 dólares mensais e trazem recursos fundamentais como:

  • Criador de landing pages;
  • Gerenciamento de leads;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Análise da jornada do cliente;
  • Publicação em redes sociais;
  • Acompanhamento do ROI de suas campanhas;
  • Aprimoramentos de SEO. 

Mailchimp

Quando se fala em automação você deve ter notado que as campanhas de e-mail marketing costumam estar entre as primeiras funcionalidades citadas como primordiais, certo? Nesse caso o Mailchimp se destaca, mas não para por aí.

Esse software gratuito é uma das referências no assunto, possui uma interface amigável e fácil de usar e apesar de ser voltado para a otimização de campanhas de e-mail, a ferramenta ainda oferece bons recursos como:

  • Integração direta com redes sociais e permite a criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google;
  • Facilita a segmentação de leads para disparo de campanhas direcionadas;
  • Criação de listas de públicos semelhantes para anúncios;
  • CRM;
  • Criação de testes A/B para e-mail marketing;
  • Templates editáveis para e-mails e landing pages;
  • Criação de landing pages, formulários de cadastro e publicação em redes sociais;
  • Relatórios detalhados de desempenho;

Sendinblue

Um dos softwares que vem crescendo no mercado, o Sendinblue oferece um pacote bem completo no que se refere a recursos e funcionalidades reunidas em um mesmo lugar. A ferramenta possui um plano gratuito e outros 2 que custam R$121 e R$315 por mês.

Quanto mais caro o plano maior a quantidade de leads da base e recursos disponíveis, no entanto a ferramenta como um todo oferece um pacote básico bem robusto com algumas funcionalidades como:

  • CRM;
  • Chat;
  • Criador de formulários e landing pages;
  • Ferramenta de e-mail marketing;
  • Anúncios direto no Facebook;
  • SMS Marketing. 

E aí, gostou das opções de ferramentas de automação de marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

Aproveite para conhecer mais listas de apps e ferramentas úteis acessando os nossos artigos sobre as ferramentas de planejamento estratégico, os melhores aplicativos de vendas e conheça alguns dos melhores cursos online de gestão empresarial.


Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Quem está atualizado, domina o mercado!

Se inscreva Na Nossa Lista De E-Mail Para Receber Novidades, Descontos E Oportunidades Antes De Todo Mundo!

PrevAnteriorFerramentas para criar sua logo: Conheça os melhores caminhos e porque é importante ter uma identidade marcante
PróximoRD Station: o que é, para que serve e prós e contras da ferramentaNext

Explore mais

marketing

Descubra o poder do conteúdo personalizado na fidelização de clientes

Em uma era digital onde a informação é abundante, o conteúdo personalizado tornou-se o coração da estratégia do marketing. Antigamente, as empresas percebiam os consumidores

Bruna neves 6 de novembro de 2023
marketing

Tendências no mercado contábil: como se diferenciar dos concorrentes através do marketing

O mundo inteiro, nos últimos anos, vem passando por uma transformação digital, principalmente com a explosão das inteligências artificiais como o Chatgpt. E, a contabilidade,

Bruna neves 9 de outubro de 2023

Redes Sociais

© 2024 All Rights Reserved