Quais as melhores ferramentas de automação de marketing do mercado atualmente?

ferramentas de automação de marketing

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Dar conta de toda divulgação, captação de leads e relacionamento com seu público é uma tarefa complexa mesmo para empresas menores. Por isso, uma das formas de aprimorar esses processos é apostando em ferramentas de automação de marketing.

O que é uma ferramenta de automação de marketing?

Basicamente, trata-se de um software que serve para centralizar diversos dados e rotinas automatizadas, ou seja, feitas de maneira automática e pré-programada envolvendo os processos de marketing e vendas.

De modo geral, uma ferramenta de automação de marketing trará alguns recursos úteis para o dia-a-dia do setor como:

  • fluxos de automação; 
  • atribuição de leads; 
  • e-mail marketing; 
  • segmentação da base; 
  • geração e monitoramento de leads; 
  • testes A/B; 
  • emissão de relatórios, entre outros.

Além disso, esse programa é responsável por criar as regras de automação de acordo com a sua necessidade, analisa seus leads, oferece recursos para criação de conteúdo e também possui integração com outros softwares.

Veja também: Gestão De Marketing: O Que É, Dicas De Como Fazer E Livros Para Saber Mais

Porque é importante investir em uma ferramenta como essa?

Se você entendeu de fato o que é essa ferramenta, talvez já tenha uma ideia de tudo que ela pode agregar ao seu negócio, certo? Uma vez que as tarefas são automatizadas, o ganho de tempo, por exemplo, é instantâneo, mas não para por aí.

Além de otimizar o tempo da sua equipe de marketing e vendas, usar uma ferramenta de automação de marketing trará alguns benefícios como:

  • melhora na eficácia do seu funil de vendas;
  • maior taxa de conversão;
  • aprimoramento do seu relacionamento com o cliente;
  • captação e nutrição de leads automatizadas;
  • diminuição do custo de aquisição e conversão de leads e clientes;
  • aprimoramento da jornada de compra do cliente.

Independente do mercado ou ramo em que você se encontra, é certo que pelo menos um desses pontos é um de seus objetivos, certo? Por isso é importante investir em uma ferramenta de automação e escolher bem qual será a sua.

Veja também: O Que É Remarketing, Para Que Serve E Onde Fazer Esse Tipo De Campanha?

Ferramentas de automação de marketing: 5 opções mais completas do mercado

Tão importante quanto ter uma ferramenta de automação de marketing é escolher uma opção que seja completa, caiba no seu bolso e não seja complexa de demais para usar, por isso separamos uma lista bem seleta de opções, veja a seguir:

1. RD Station;

2. LAHAR;

3. HubSpot;

4. Mailchimp;

5. Sendinblue;

RD Station

Uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado atualmente é brasileira e aposta no modelo de serviço SaaS com um software, completo que traz um pacote de recursos com tudo que é indispensável pelo setor como:

  • criação e automação de campanhas de e-mail marketing;
  • fluxo de nutrição de leads;
  • criação de landing pages;
  • ferramenta de agendamento em redes sociais;
  • análise detalhada de leads.

Os preços variam de acordo com a quantidade de leads que você precisa na sua base, além de algumas ferramentas mais específicas, os planos saem a partir de R$50, no entanto essa é uma versão mais indicada para iniciantes.

Saiba mais: RD Station: planos, preços e tudo o que você precisa saber

LAHAR

Outra ferramenta brasileira de automação, a LAHAR tem se destacado por estar em constante melhora, sempre aprimorando seu software para oferecer mais aos seus clientes, não à toa levou duas vezes o prêmio de melhor ferramenta de Marketing Digital pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

São 3 opções de planos que vão variar de preço de acordo com a quantidade de recursos e o tamanho da base de leads, mas no geral os pacotes abrange algumas funções fundamentais como:

  • Editor de landing pages;
  • Gestão de leads;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring;
  • CRM nativo;
  • agendamento de campanhas de e-mail marketing;
  • SMS marketing.

HubSpot

Outra marca de destaque quando o assunto é automação, a HubSpot desenvolveu uma das ferramentas mais completas do mercado, com planos que saem a partir de 45 dólares mensais e trazem recursos fundamentais como:

  • Criador de landing pages;
  • Gerenciamento de leads;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Análise da jornada do cliente;
  • Publicação em redes sociais;
  • Acompanhamento do ROI de suas campanhas;
  • Aprimoramentos de SEO. 

Mailchimp

Quando se fala em automação você deve ter notado que as campanhas de e-mail marketing costumam estar entre as primeiras funcionalidades citadas como primordiais, certo? Nesse caso o Mailchimp se destaca, mas não para por aí.

Esse software gratuito é uma das referências no assunto, possui uma interface amigável e fácil de usar e apesar de ser voltado para a otimização de campanhas de e-mail, a ferramenta ainda oferece bons recursos como:

  • Integração direta com redes sociais e permite a criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google;
  • Facilita a segmentação de leads para disparo de campanhas direcionadas;
  • Criação de listas de públicos semelhantes para anúncios;
  • CRM;
  • Criação de testes A/B para e-mail marketing;
  • Templates editáveis para e-mails e landing pages;
  • Criação de landing pages, formulários de cadastro e publicação em redes sociais;
  • Relatórios detalhados de desempenho;

Sendinblue

Um dos softwares que vem crescendo no mercado, o Sendinblue oferece um pacote bem completo no que se refere a recursos e funcionalidades reunidas em um mesmo lugar. A ferramenta possui um plano gratuito e outros 2 que custam R$121 e R$315 por mês.

Quanto mais caro o plano maior a quantidade de leads da base e recursos disponíveis, no entanto a ferramenta como um todo oferece um pacote básico bem robusto com algumas funcionalidades como:

  • CRM;
  • Chat;
  • Criador de formulários e landing pages;
  • Ferramenta de e-mail marketing;
  • Anúncios direto no Facebook;
  • SMS Marketing. 

E aí, gostou das opções de ferramentas de automação de marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.

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